Página inicial > Ultimas Notícias > Projeto de Extensão promove ações educativas com foco no bom convívio entre a comunidade universitária e os animais silvestres

• Publicado: Quarta, 02 de Fevereiro de 2022, 15h02

Conviva

É comum que animais silvestres, como sucuris, lagartos, roedores e cobras-cegas , fiquem desalojados durante os meses de chuvas fortes na cidade de Belém e passem a invadir espaços mais urbanos, tais como a Cidade Universitária Prof. José da Silveira Netto. Foi pensando nessas questões que foi elaborado o Projeto ConViva, que trata da  Coexistência e Conservação de Animais Silvestres que habitam o Campus UFPA..  O projeto busca promover uma boa convivência entre a comunidade universitária e os animais silvestres que coabitam o Campus Guamá, em Belém, evitando conflitos que possam vir a ocorrer.

Coordenado pela professora Maria Cristina dos Santos-Costa desde 2020, o Projeto ConViva trabalha tanto no resgate de  escamados (lagartos e serpentes), anfíbios (sapos, rãs e pererecas), tartarugas, jacarés e mamíferos silvestres que se encontram no Campus Guamá da UFPA quanto na conscientização e divulgação científica voltados para a comunidade universitária.

Conviva3“Espécies silvestres, quando presentes nesses espaços, podem resultar em conflitos ou mesmo ocorrer acidentes com os seres humanos e animais. O objetivo é manter o equilíbrio, a boa convivência e a coexistência entre pessoas e animais silvestres e, assim, contribuir  para a conservação das espécies, tornando nossa universidade um modelo de respeito ao meio ambiente”, afirma a professora.

Como funciona - O projeto disponibiliza perfis nas redes sociais (Facebook e Instagram) e canais de comunicação pelo aplicativo WhatsApp para o contato quando há a necessidade de que um animal seja identificado e recolhido. Ao ser acionada, a equipe do projeto se desloca até o local para buscar o animal e destiná-lo para um ambiente mais seguro e distante da circulação humana

Para um melhor atendimento, a coordenadora do projeto alerta, “pedimos para nossos colaboradores não se aproximarem do animal e, de preferência, tirarem uma foto para nos enviar, assim já buscamos fornecer as informações sobre os cuidados e como  evitar acidentes”.

Em caso de acidente por serpentes peçonhentas, é aconselhável, ainda, que a pessoa se encaminhe para a UPA Terra Firme, localizada ao lado do Instituto de Ciências Jurídicas, próximo ao portão três da UFPA, ou ao Hospital e Pronto Socorro Municipal Mário Pinotti, localizado na Travessa 14 de Março, bairro Umarizal.

Conviva2Sobre o projeto -  Localizado no Laboratório de Zoologia e Ecologia de Vertebrados (Labev), no segundo andar do Instituto de Ciências Biológicas, o ConViva também realiza exposições educativas de animais taxidermizados ou conservados em álcool em praças públicas da cidade de Belém e dentro do Campus.

O projeto conta com o apoio de alunos de  Pós-Graduação e Graduação em Ciências Biológicas como parte de sua formação profissional, buscando torná-los ativos em todas as etapas do projeto, atuando no monitoramento da fauna, do resgate e da destinação dos animais e buscando transformar o conhecimento científico em uma linguagem mais acessível a todos.

Texto: João Freitas – Assessoria de Comunicação Institucional UFPA
Imagens: Divulgação