Página inicial > Ultimas Notícias > Parceria entre UFPA e Universidade de Coimbra realiza pesquisa sobre os efeitos socioterritoriais da pandemia

• Publicado: Quinta, 03 de Fevereiro de 2022, 15h51

Inquérito Socioterritorial Covid

O Laboratório sobre Habitação e Moradia na Amazônia (Laham) da UFPA e o Departamento de Geografia e Turismo da Universidade de Coimbra estão realizando um inquérito socioterritorial da Covid-19 em Belém. A ação visa colher informações sobre os efeitos socioterritoriais da pandemia nas pessoas residentes na capital do Pará. Para participar, basta responder ao formulário virtual até o dia 31 de março de 2022.

Realizado de forma virtual e anônima, o inquérito é parte de um projeto piloto, que almeja reconhecer e pontuar um diagnóstico social, econômico e espacial dos moradores da capital, bem como os serviços públicos que foram necessitados e questões sobre seus espaços de convívio. O questionário está disponível para residentes da cidade de Belém que apresentaram, ou não, diagnóstico positivo para a Covid-19 durante a pandemia.

“(O inquérito) Servirá para apontar caminhos norteadores de forma propositiva para o ordenamento e gestão do território e principalmente para que Belém caminhe rumo à possibilidade de constituir um planejamento urbano saudável, delineados pelo resultado de novas políticas públicas“, afirma Rodrigo Machado, membro da organização do questionário.

Parceria – Uma pesquisa semelhante já havia sido aplicada em Portugal pela Universidade de Coimbra, na intenção de produzir um diagnóstico da realidade portuguesa no período da pandemia. Um acordo bilateral foi então estabelecido com a UFPA, o qual possibilitou a troca de dados e a adaptação do questionário para a realidade brasileira, com foco na cidade de Belém, visando à produção de artigos, relatórios e documentos que auxiliem a gestão municipal.

Inquérito Socioterritorial da Covid-19

Responda aqui.

Prazo: Até 31 de março de 2022.

Texto: João Santos – Assessoria de Comunicação Institucional UFPA