Página inicial > Ultimas Notícias > Estudantes da UFPA criam perfil de notícias para divulgação sobre a Amazônia

Estudantes da UFPA criam perfil de notícias para divulgação sobre a Amazônia

• Publicado: Quinta, 03 de Fevereiro de 2022, 17h16

PONTO DE VISTA

A Amazônia é rica em fauna, flora e cultura, mas, infelizmente, também sofre com exploração, desmatamento e desvalorização. Por isso a turma de Jornalismo Digital e Novas Mídias, do curso de Comunicação Social da UFPA, criou o Ponto de Vista, um perfil cultural e de notícias na plataforma Instagram.

O objetivo do projeto é falar sobre a Amazônia com a visão de quem a vive física, cultural e economicamente. “Estamos acostumados a ver outras regiões falando da gente. Pessoas que não são daqui criando a narrativa sobre o que acontece, mas nem sempre é assim. Então é importante nós mostrarmos o nosso ponto de vista, o nosso olhar e as nossas vivências sobre a Amazônia, mesmo que no cotidiano urbano”, explica Helando Fragoso, participante do Ponto de Vista.

O projeto, segundo Helando, também tem uma grande importância para o aprendizado da turma de estudantes, que passa a ter uma experiência prática da profissão e de ferramentas sociais, como o Instagram. “A gente não só aprende a teoria, mas também já faz a prática e sai da faculdade com os conhecimentos necessários para atuar melhor no mercado atual”.

De acordo com a professora Claudiane Carvalho, que ministra a disciplina Jornalismo Digital e Novas Mídias, o maior objetivo é que o projeto transborde a disciplina e se torne um meio de comunicação que mostre as implicações monstruosas do desmatamento pelo ponto de vista de quem vive na região amazônica.

“As decisões são baseadas na leitura dos textos de suporte, pesquisas e vivências da turma, valorizando o processo coletivo de construção de saberes. No mais, embora já tenhamos um conjunto expressivo de processos e práticas já incorporados ao habitus profissional, o jornalismo digital ainda se trata de um território em construção. Isso é valioso para a experimentação de formatos e abordagens narrativas, ancoradas, claro, na apuração dos fatos”.

O Ponto de Vista já está em funcionamento e suas publicações podem ser vistas no perfil @amazoniapontodevista no Instagram.

Texto: Rafael Miyake – Divulgação Ponto de Vista