Página inicial > Ultimas Notícias > Projeto de Extensão da Escola de Música da UFPA promove oficinas de percussão e programa o Festival do Carimbó de Belém

• Publicado: Segunda, 07 de Fevereiro de 2022, 17h20

Projeto EMUFPA

O Projeto de Extensão da Escola de Música da UFPA (EMUFPA) intitulado Festival do Carimbó de Belém realiza ciclos de oficinas de percussão abertas ao público nos meses de janeiro a junho de 2022. Os próximos encontros ocorrerão no último domingo dos meses de março, maio e junho, culminando com o Festival de Carimbó, já agendado para agosto deste ano.

O projeto tem  parceria com a iniciativa cultural do Ponto de Cultura Acena, da Associação Cultural e Esportiva dos Negros da Amazônia, que, além de contribuir para o fortalecimento da musicalidade regional, surgiu da intenção em promover um olhar mais contemplativo e pedagógico sobre o carimbó, já tombado como Patrimônio Cultural e Imaterial Brasileiro, por meio da interação entre estudantes de Música e a comunidade carimbozeira do estado.

O objetivo do projeto é realizar oficinas abertas de percussão e mostras musicais de grupos, mestres e mestras de carimbó da Região Metropolitana de Belém. Segundo Cibelle Donza, responsável pela Coordenadoria de Pesquisa e Extensão da Escola de Música – EMUFPA, por meio  do projeto, promove-se a interação e a troca de conhecimentos entre os estudantes de Música em formação, com suas referências formais, e artistas e mestres da cultura popular paraense, os quais possuem experiências no contexto do mercado da música.

A troca “enriquece o processo formativo dos estudantes e, assim, estimula novos interesses pelo ritmo e pela interação transformadora entre artistas e estudantes”, observa Lúcia Uchôa, coordenadora do projeto.

O projeto foi financiado por emenda parlamentar, com o apoio da EMUFPA, da Fundação Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa – Fadesp, da Pró-Reitoria de Extensão – Proex,da UFPA, do Ministério da Educação e do Governo Federal. A realização é da Associação Cultural e Esportiva de Negros, Negras e Afrodescendentes da Amazônia – Acena, sob a coordenação da professora Lúcia Uchôa, direção artística de Harles Oliveira, produção de Francisco Tapajós e Isabel Affonso.

2º Ciclo de Oficina de Percussão: 27/3/22

3º Ciclo de Oficina de Percussão: 29/5/22

4º Ciclo de Oficina de Percussão: 26/6/22

Festival de Carimbó

Data: de 26 a 28/8/22

Local: Ponto de Cultura ACENA | Maguari, Alameda 19, número 14.

Informações e inscrições: (91) 98152-2682.

Texto e arte: Divulgação EMUFPA