Página inicial > Ultimas Notícias > Podcast Vozes da Amazônia pauta a Região Norte e leva informação para além dos muros da universidade

• Publicado: Terça, 08 de Fevereiro de 2022, 15h29

Vozes da Amazônia

Já se perguntou por que as chuvas em Belém têm sido constantes? Ou o que se indica sobre a Amazônia até o final do século? Questões como essas são temas de debate nos recentes episódios do Podcast “Vozes da Amazônia”, projeto de extensão da Universidade Federal do Pará que busca levantar debates sobre meio ambiente e somar no processo educativo pelas plataformas digitais.

O objetivo do Vozes da Amazônia é pautar a região amazônica e divulgar o conhecimento científico de forma desconstruída, unindo  sociedade e comunidade acadêmica na busca por soluções coletivas.“Levamos as problemáticas que vemos e vivenciamos na nossa região e trazemos esse diálogo para nós mesmos, buscando refletir como pessoas e profissionais da área. Portanto sentimos que, através do podcast, somos agentes da mudança, contribuímos para algo melhor na sociedade e para que o meio ambiente seja beneficiado”, afirma Danilo Sena, um dos idealizadores do projeto.

“Só valorizaremos a ciência se entendermos o que é a ciência! O Vozes da Amazônia cria essa ponte!”, completa Sury Monteiro, coordenadora do projeto.

Vozes da Amazônia - O podcast está disponível nas plataformas Spotify, Anchor, Google Podcast, Breaker, Pocket Casts e RadioPublic e , atualmente, conta com seis episódios publicados, que abordam temáticas como: A época de chuvas fortes em Belém; o desmatamento da Amazônia e seu efeito no continente; formação dos rios amazônicos e sua relação com as cidades, os oceanos e a educação ambiental no contexto oceanográfico.

Iniciado em maio de 2021 pelos discentes do curso de Oceanografia da UFPA Deisiane Dias, Danilo Sena e Isabela Menezes, recentemente o projeto passou a contar com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão (Proex) e agora apresenta publicação semanal, nas quartas-feiras.

Para além das plataformas digitais, o conteúdo produzido pelo Vozes da Amazônia pretende ser compartilhado com estudantes da Região Metropolitana de Belém e divulgado na região das ilhas, como Combu e Cotijuba, por meio das rádios comunitárias locais. Acesse também o perfil do Vozes da Amazônia no Instagram.

Texto: João Freitas - Assessoria de Comunicação da UFPA
Foto: Pedro Walfir