Página inicial > Ultimas Notícias > Proeg recebe inscrições para programa de apoio a projetos de monitoria

Proeg recebe inscrições para programa de apoio a projetos de monitoria

• Publicado: Quarta, 09 de Fevereiro de 2022, 15h29

Edital Pgrad Monitoria

A Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proeg), por meio da Diretoria de Inovação e Qualidade do Ensino (Diquale), com o apoio da Superintendência de Assistência Estudantil (Saest), está com inscrições abertas para a seleção de projetos no âmbito do Programa de Apoio à Qualificação do Ensino de Graduação (PGRAD), Subprograma Monitoria (PGRAD-Monitoria). O programa tem como objetivo consolidar ações de qualificação do ensino de graduação por meio do estímulo à participação dos estudantes no desenvolvimento de atividades acadêmico-pedagógicas regulares, sob a orientação de docentes da UFPA. As submissões de projetos podem ser realizadas até as 18h do dia 17 de fevereiro, pelo Sistema de Projetos On-Line (Sisprol).

O PGRAD-Monitoria proporciona aos alunos cadastrados como monitores a possibilidade de aprimorar suas experiências acadêmicas e profissionais, ao mesmo tempo que promove, também, a qualificação do trabalho docente para o desenvolvimento de atividades curriculares teórico-práticas, de caráter criativo e inovador, com o auxílio desses monitores pertencentes à própria comunidade acadêmica da faculdade contemplada.

Para essa seleção, serão disponibilizadas 152 bolsas, no valor de R$400 (quatrocentos reais) cada uma, divididas em duas categorias: Monitoria-Livre Concorrência e Monitoria-Vulnerabilidade.  Dependendo da disponibilidade orçamentária, será possível a contemplação de até duas bolsas por projeto. A execução do projeto deverá ocorrer no período de março a agosto de 2022.

Submissão de projetos – Os projetos devem ser submetidos, necessariamente, por docentes efetivos da UFPA. Para submeter, é necessário o preenchimento do formulário eletrônico disponível no Sistema de Projetos On-Line (Sisprol) até as 18h do dia 17 de fevereiro de 2022, e cada docente pode submeter somente um projeto.

Os coordenadores das propostas selecionadas terão a obrigatoriedade de  participar do  Seminário de Projetos Educacionais, que ocorre anualmente, e de integrar o Banco de Avaliadores, com a possibilidade de contribuir com as avaliações promovidas pela Proeg.

Monitoria - A monitoria deve promover a integração entre diferentes campos de conhecimento, envolvendo teoria e prática, e saberes tradicionais, científicos e profissionais, por meio da organização de espaços de ensino e da realização de iniciativas diferenciadas que oportunizem aos discentes experiências que promovam a melhoria do seu aproveitamento acadêmico.

Na bolsa Monitoria-Livre Concorrência, poderão ser contemplados graduandos com Coeficiente de Rendimento Acadêmico por Período Letivo (CRPL) de, no mínimo, sete pontos no último semestre cursado e com um desempenho de destaque na disciplina escolhida para desenvolver as atividades de monitoria.

Já o perfil de Monitoria-Vulnerabilidade contempla apenas graduandos que ingressaram na UFPA por meio de ações afirmativas ou que atendam às condições de vulnerabilidade definidas na Instrução Normativa Nº. 11/SAEST/UFPA, de 10 de agosto de 2020, e que tenham cursado com aproveitamento a atividade escolhida para desenvolver as tarefas de monitoria.

Inscrições PGRAD/Monitoria

Prazo: até 17/2/2022