Página inicial > Ultimas Notícias > Escola de Aplicação da UFPA é destaque na 16ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas

• Publicado: Quarta, 09 de Fevereiro de 2022, 18h15

EAUFPA OBMEP

A 16ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) premiou 11 alunos da Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará (EAUFPA), além de homenagear a própria escola. Os alunos foram premiados com uma medalha de prata, duas de bronze e outras oito menções honrosas. O principal objetivo da competição é estimular o estudo e o ensino da Matemática  para os estudantes brasileiros de escolas públicas e privadas.

A premiação, além de contribuir para o reconhecimento da Escola de Aplicação da UFPA como grande encorajadora do estudo e do ensino da Matemática, ainda apresenta o empenho e o talento de todo o corpo estudantil (alunos, pais, professores). Segundo Manoel Lucival, professor de Matemática da Escola de Aplicação, “os alunos que são premiados servem de inspiração para outros alunos, que acabam participando de oficinas ou programas de Matemática voltados para preparação das provas da OBMEP”.

Para alcançar esses resultados positivos, a Escola de Aplicação da UFPA prioriza tanto a qualidade no ensino da Matemática na Educação Básica, quanto a preparação para novos desafios na futura vida acadêmica de seus alunos, envolvendo o estímulo de alunos e do seu corpo docente.

“O público-alvo da OBMEP é composto por alunos do 6º ano do ensino fundamental até o último ano do ensino médio, o que proporciona a participação, em média, de 30 turmas todo ano. Isso gera maior estímulo na preparação dos professores, como profissionais”, afirma Manoel Lucival.

EAUFPA alunosPremiação - A premiação da OBMEP é distribuída em três níveis. O primeiro nível é destinado aos alunos matriculados no 6° e no 7° ano, e o segundo nível é concedido para os estudantes do 8° e do 9° ano do ensino fundamental. Já o terceiro nível é para todas as turmas do ensino médio

Todos os alunos que foram medalhistas da premiação (ouro, prata e bronze) e que estejam matriculados em escolas públicas são convidados a participar do Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC). O PIC incentiva e promove o desenvolvimento acadêmico desses jovens talentos da Matemática, assim como auxilia o ingresso desses alunos em universidades, especialmente nas áreas científicas e tecnológicas. O programa também disponibiliza uma bolsa de Iniciação Científica Jr. para cada medalhista participante, financiada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Entretanto, em casos de desistência ou desocupação de bolsas, a coordenação do PIC poderá substituir um medalhista por um aluno que tenha recebido Menção Honrosa e esteja matriculado no ensino público.

Premiados -  Dois dos estudantes da EAUFPA premiados na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas foram os irmãos Vinícius e Victor Malato, alunos do 7° ano. Premiado com a medalha de prata, Vinícius Malato confessa que sempre gostou dos números e de estudá-los, algo que o proporcionou uma facilidade no aprendizado da disciplina. “Mesmo com o passar do tempo e com a matéria ficando mais difícil a cada ano, eu sentia que a Matemática era a matéria mais fácil e acabou se tornando a minha preferida até hoje”, aponta Vinícius.

EAUFPA alunaJá Grazielly Costa, uma das estudantes premiadas com menção honrosa, destaca a importância do incentivo familiar para desenvolver o interesse pela matéria na qual tem se destacado. “Desde quando comecei a estudar, sempre gostei dessa matéria. Meu pai também gosta, então ele sempre me incentivou a estudar bastante Matemática”.

Medalhista de bronze, Victor Malato agora está ansioso para os desafios que a participação no Programa de Iniciação Científica Jr. podem lhe trazer. "Minha expectativa é poder, no PIC, aprender, ampliar e seguir no rumo da matemática, e assim ter mais oportunidades no futuro".

OBMEP - A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) é uma competição nacional, criada em 2005, para estimular o estudo da Matemática e identificar talentos novos na área. Atualmente, é destinada para alunos de escolas públicas e privadas de todo o país, do 6° ano do ensino fundamental até o 3° ano do ensino médio. A sua realização é desenvolvida pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), com parceria da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) e financiamento do Ministério da Educação (MEC) e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI).

Um dos principais objetivos da competição é contribuir para a melhoria da qualidade da Educação Básica no Brasil. Por isso contribui para o aperfeiçoamento de professores de escolas públicas, bem como auxilia na sua valorização profissional. E, acima de tudo, pretende integrar as escolas brasileiras com universidades públicas, institutos de pesquisa e com as sociedades científicas, por meio do Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC), para, assim, promover a inclusão social por meio da propagação do conhecimento.

Mais informações sobre a OBMEP podem ser acompanhadas aqui.

Texto: Leandra Souza - Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA
Foto: Mari Chiba