Página inicial > Ultimas Notícias > Parceria entre a UFPA e a UFRA tem como resultado o nascimento da primeira búfala por meio de fertilização in vitro

• Publicado: Quinta, 10 de Fevereiro de 2022, 13h52

Fertilização in vitro

A Universidade Federal do Pará (UFPA), em parceria com a Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), está desenvolvendo o Projeto “Soure - Produção in vitro de embriões bubalinos”. A parceria teve como resultado o nascimento da primeira búfala por meio de fertilização in vitro na fazenda Paraíso, na Ilha do Marajó. O projeto também conta com a participação da Prefeitura de Salvaterra, de produtores locais, das Escolas de Ensino Técnico do Estado do Pará (EETEPA) e do Abatedouro Municipal de Soure.

A bezerra bubalina batizada de “Japonesa” nasceu no dia de dezembro de 2021, por meio do uso das técnicas OPU-PIVE que começaram a ser estudadas e aprimoradas em 2018.  “A OPU (Ovum Pick Up) é uma técnica de punção dos folículos ovarianos por meio de ultrassom transvaginal para recuperação dos oócitos (gametas femininos), que serão utilizados nas etapas da produção in vitro de embriões (PIVE). O objetivo é adaptar os eventos fisiológicos da reprodução da espécie de interesse, até a formação dos embriões, os quais serão transferidos para uma fêmea receptora (barriga de aluguel) até o momento do nascimento”, explica a professora doutora Simone Damasceno, atual coordenadora do Laboratório de Fertilização In Vitro do Instituto de Ciências Biológicas da UFPA (ICB).

A produção in vitro de embriões tem o intuito de ampliar a eficiência reprodutiva da espécie de interesse, pela disseminação de características genéticas superiores (como maior produção de leite e carne). Por isso o nascimento de fêmeas simboliza um ganho na produtividade da fertilização in vitro, uma vez que ajuda no crescimento da bubalinocultura e da pecuária na região.

Homenagem - Até o ano passado, os estudos que possibilitaram o nascimento da búfala eram coordenados pelo professor da UFPA Otávio Mitio Ohashi e pelo professor da UFRA Sebastião Rolim Filho. Porém, em 17 de abril de 2021, o professor Otávio Mitio Ohashi faleceu em decorrência da Covid-19 e, para homenageá-lo, a equipe decidiu, então, dar à bezerra bubalina o nome de “Japonesa”.

Central de Biotecnologia da Reprodução “Prof. Dr. Otávio Mitio Ohashi” - Em agosto de 2021, a Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (Fapespa) aprovou um novo projeto que vai intensificar a cooperação científica entre instituições públicas e particulares por meio da construção de uma central de biotecnologia de reprodução na Ilha do Marajó, a Central de Biotecnologia da Reprodução “Prof. Dr. Otávio Mitio Ohashi”. A iniciativa deve possibilitar a expansão dos estudos e pesquisas para novos produtores e de outras localidades. O professor doutor Sebastião Rolim Filho é o coordenador deste novo projeto e da central que fortalecerá a parceria entre a UFRA e a UFPA.

“A criação da central permite a expansão das biotecnologias reprodutivas para pequenos e médios produtores da região. Dessa maneira, colabora cada vez mais para a melhoria e eficiência na criação do rebanho bubalino do Marajó, que representa uma parcela importante no setor produtivo do estado”, afirma Simone Damasceno.

Texto: Leandra Souza - Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA.