Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > Prointer prorroga o prazo para inscrições em programa de mobilidade acadêmica internacional
Início do conteúdo da página

Prointer prorroga o prazo para inscrições em programa de mobilidade acadêmica internacional

  • Publicado: Segunda, 14 de Fevereiro de 2022, 13h26

PUMA 2022

A Pró-Reitoria de Relações Internacionais (Prointer) prorrogou o prazo de inscrição no Programa Universitário de Mobilidade Acadêmica (Puma) até o dia 17 de fevereiro de 2022. O objetivo do programa é proporcionar uma experiência de internacionalização, permitindo aos alunos cursar disciplinas em uma universidade estrangeira, com a possibilidade de utilizar a carga horária também em sua universidade de origem.

Aberta para estudantes de graduação de qualquer curso e campus da UFPA, a mobilidade ocorrerá no segundo semestre de 2022, tendo a duração de 90 a 180 dias, seguindo o calendário acadêmico da universidade anfitriã. Para participar, os interessados devem indicar três opções entre as 12 universidades estrangeiras parceiras no programa.

A seleção ocorrerá em duas etapas, sendo a primeira uma avaliação da comissão para análise documental seguindo as exigências determinadas da universidade de destino (caráter eliminatório). A segunda etapa contará com o encaminhamento da documentação para as universidades indicadas como opção do candidato, cabendo a estas emitir ou não a carta de aceite. O resultado de cada fase será divulgado no site da Prointer e em suas redes sociais, nas datas determinadas de acordo com o edital.  

O processo de seleção é promovido pela Agência Universitária da Francofonia (AUF) das Américas e pela Conferência Regional de Reitores de Universidades Latino-Americanas (Crula) membros da AUF. 

Inscrição – Para se candidatar às vagas ofertadas pelo Puma, os interessados devem ser de origem brasileira e maiores de 18 anos, estar regularmente matriculados em curso regular de graduação da UFPA, possuir CRG igual ou superior a 8, estar cursando a partir do 5° período e não ter participado de outros programas de mobilidade internacional com concessão de bolsa. 

 

A inscrição deve ser realizada até o dia 17 de fevereiro de 2022, por meio do envio da documentação disposta no edital via Formulário de Envio

Itens Financiáveis – A UFPA se compromete a arcar com as passagens de avião, ida e volta, do estudante selecionado, e a universidade de destino se compromete com os custos de alimentação e hospedagem durante a mobilidade, ausentando o discente das taxas de matrícula. Caberá ao selecionado contatar a universidade anfitriã, quando aprovado, para obter informações de locais de hospedagem e alimentação.

Serviço:

Edital Programa Universitário de Mobilidade Acadêmica (Puma)

Inscrições até 17 de fevereiro de 2002

Acesse o Edital.

Texto: João Freitas – Assessoria de Comunicação Institucional UFPA
Arte: Assessoria de Comunicação Institucional UFPA

registrado em:
Fim do conteúdo da página