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UFPA participará da seleção para oferta de vagas via Parfor na Região Norte

  • Publicado: Segunda, 14 de Fevereiro de 2022, 13h46

Portal 2022

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Capes tornou pública a chamada para apresentação de propostas de oferta de cursos de licenciatura por meio do Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor). O Edital 008/2022 visa selecionar propostas das Instituições de Ensino Superior (IES) para oferta de 12.000 vagas (1.600 em 2022 e 1.600 em 2023) para formação em serviço de docentes da rede pública de educação básica

A Região Norte foi contemplada com 1.600 vagas em 2022 e 1.600 vagas em 2023. Considerando que cada IES proponente deverá ofertar, no mínimo, 40 vagas por curso, o edital financiará 40 turmas em cada ano. As 40 turmas em cada um dos dois períodos serão disputadas por todas as IES públicas e privadas sem fins lucrativos da Região Norte.

Cada IES deve apresentar proposta única ofertando um ou mais cursos. A proposta deverá ser encaminhada pelo coordenador institucional do Parfor, na UFPA, o professor Márcio Nascimento, por meio do SiCapes, no período de 21 de fevereiro a 25 de março de 2022. Segundo explica a professora Josenilda Maués, coordenadora adjunta do Parfor UFPA, a coerência entre a oferta de vagas, o diagnóstico apresentado pela IES e os dados do Educacenso 2021 é aspecto importante na avaliação da proposta. 

Mobilização - Atualmente, o Parfor UFPA está na fase de refinamento dos dados do Educacenso 2021 e do diagnóstico de demanda feito nas Secretarias municipais para localizar a demanda real por cursos e, assim, subsidiar a definição das licenciaturas e dos polos que constarão na proposta institucional da UFPA.

Por isso é essencial também que docentes da educação básica que atuam nas escolas do Pará, sem a formação adequada, realizem a pré-inscrição na Plataforma Capes de Educação Básica, no período estabelecido pelo edital, a fim de terem sua pré-inscrição validada e deferida pela Secretaria de Educação a que se encontrem vinculados e de comprovarem estar no exercício da docência na área do curso solicitado. Então, a Universidade fará o planejamento de sua oferta. 

“Os projetos de oferta de vagas devem, portanto, atender às especificidades da formação em serviço e demonstrar estratégias que garantam a participação dos professores cursistas em atividades de pesquisa e extensão”, explica Josenilda. A análise técnica das propostas está prevista para o prazo de 28 de março a 1º de abril. Após o período recursal e a análise de mérito, o resultado preliminar da aprovação das ofertas deve ocorrer em 27 de abril, com resultado final a ser divulgado até 18 de maio.

Cronograma - A publicação da oferta de cursos selecionada para a etapa 2022 está prevista no cronograma para 23 de maio. Haverá um tempo para a realização do cadastro e/ou atualização de currículo dos professores. Depois, será aberto o período de pré-inscrição, de 23 de maio a 24 de junho. As inscrições solicitadas serão validadas entre 29 de junho e 29 de julho, com resultado final previsto para 18 de agosto. A seleção e matrícula dos professores pelas IES na Plataforma Capes de Educação Básica será de 15 a 31 de agosto.

Já a etapa para a seleção da oferta de 2023 inicia-se em setembro. A oferta deve ser disponibilizada no dia 19 de setembro. Os professores poderão se cadastrar e atualizar seus currículos até o dia 14 de outubro, sendo que o período de pré-inscrição será até 21 de outubro. Após a validação e os prazos recursais, o resultado final dos cursos aprovados na etapa 2023 deve ser divulgado até 15 de dezembro, com a seleção e matrícula dos professores pelas IES a ser realizada entre 16 de dezembro de 2022 e 3 de fevereiro de 2023. 

Para saber mais, acesse o edital 008/2022 da Capes.

Texto: Jéssica Souza – Assessoria de Comunicação Institucional UFPA
Arte: Divulgação Parfor/UFPA

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