Página inicial > Ultimas Notícias > Prova Objetiva do Processo Seletivo para Mobilidade Acadêmica (MOBA) ocorre neste domingo, 20

• Publicado: Terça, 15 de Fevereiro de 2022, 14h43

MOBA Prova

A prova objetiva do processo seletivo à Mobilidade Acadêmica 2022 - MOBA 2022 (Edital n. 10/2021 – COPERPS/UFPA) ocorrerá neste domingo, dia 20 de fevereiro. A prova, que teria sido aplicada no dia 23 de janeiro, foi adiada em razão da situação epidemiológica no estado do Pará à época. Neste domingo, os(as) candidatos(as) poderão realizá-la nos mesmos locais e horários anteriormente informados no cartão de inscrição disponibilizado na área de inscrição.

O concurso será realizado nas seguintes localidades do estado: Abaetetuba, Altamira, Ananindeua, Belém, Bragança, Breves, Cametá, Castanhal, Salinópolis, Soure e Tucuruí, municípios onde há oferta de vagas. O(A) candidato(a) deve comparecer ao local de prova munido(a) de cartão de inscrição, passaporte vacinal e documento oficial com foto. Os locais de prova terão os portões abertos das 13h às 14h (horário local). A prova iniciará às 14h30 e terminará às 17h30 (horário local).

Nesta edição, serão ofertadas 1.267 vagas, das quais, 658 para a Mobilidade Interna e 609 para a Externa, em 171 cursos de graduação. O MOBA apresenta duas modalidades de mobilidade acadêmica: Interna, destinada exclusivamente a alunos(as) ativos(as) dos cursos de graduação da UFPA; e Externa, destinada a candidatos(as) já graduados(as) ou a alunos(as) de outras Instituições de Ensino Superior que queiram ingressar em cursos da Federal paraense.

A seleção será por meio de 40 questões objetivas, com número proporcional à grande área do conhecimento à qual pertence o curso escolhido pelo(a) candidato(a). A demanda de candidatos por vaga em cada curso também está disponível no site, assim como o conteúdo programático da prova.

Demanda – Entre os cursos mais concorridos desta edição do processo seletivo, em ambas as modalidades, estão Direito e Medicina. No Mobin, o mais concorrido é Medicina Belém, que oferta uma vaga para o primeiro semestre e tem 57 candidatos na disputa. Para ingressar no curso no segundo semestre, a disputa é de 71,5 para cada uma das duas vagas disponíveis. O curso de Medicina em Altamira ofertou duas vagas, tendo 31 candidatos na disputa de cada uma delas. O curso de Direito Noturno em Belém, também de dupla entrada, tem 11 candidatos por vaga. A concorrência também é grande entre os que pleiteiam as vagas ofertadas nos cursos de Enfermagem, Fisioterapia, Engenharia Elétrica e Nutrição, todos em Belém.

Na Mobilidade Externa, Medicina, em Belém, também foi o mais concorrido, estando inscritos 711 candidatos(as), que equivalem a 355 na disputa para cada uma das duas vagas ofertadas. Em Altamira, a Medicina em dupla entrada teve 81 para a vaga do primeiro semestre e 102 para o ingresso no segundo semestre. Em terceiro lugar, também está Direito Noturno, em Belém, com 45 candidatos na disputa por uma das três vagas ofertadas. Outros cursos com demanda considerável são Enfermagem, Educação Física, Farmácia, Fisioterapia, Odontologia, Medicina Veterinária, Psicologia e também Nutrição.

Sobre as inscrições - Este ano, puderam se inscrever no processo candidatos(as) que tenham integralizado o mínimo de 20% (e não mais 75%) da carga horária do curso de graduação que pretende trocar. Além disso, em sua modalidade acadêmica externa, o MOBA permitiu a inscrição de portadores(as) de diploma de curso de graduação reconhecido ou autorizado pelo MEC, de Instituição de Ensino Superior (IES) brasileira ou estrangeira com documentação devidamente revalidada.

Prova do MOBA 2022

Data: 20 de fevereiro de 2022

Horário: das 14h30 às 17h30

Local: conforme o cartão de inscrição, disponível na área de inscrição de cada candidato(a)..