Página inicial > Ultimas Notícias > Programa Capes/Brafitec está com as inscrições abertas para intercâmbio em três universidades francesas

• Publicado: Quarta, 16 de Fevereiro de 2022, 14h26

Branfitec

A Universidade Federal do Pará (UFPA) está com inscrições abertas para o Programa Capes/Brafitec, que oferta quatro vagas para estudantes dos cursos de Engenharia Elétrica, Biomédica, de Telecomunicações e Computação que tenham interesse em realizar parte de sua graduação em universidades francesas. As inscrições podem ser efetuadas de 16 de fevereiro a 14 de março de 2022. Mais informações, acesse o edital.

O Programa Capes/Brafitec, por meio do Projeto de Sistemas Inteligentes para Telecomunicações e Ecologia (SITE), tem o objetivo de possibilitar a troca de conhecimento entre os estudantes brasileiros por meio de métodos e técnicas utilizadas nas instituições acadêmicas francesas. As universidades francesas que receberão esses alunos são autoridades nas áreas científica e tecnológica, como o Institut National Polytechnique de Toulouse (INPT), a Escola Politécnica da Universidade Grenoble Alpes - Grenoble INP e o Polytechnique de Grenoble.

Os discentes selecionados terão direito a benefícios, como passagem aérea de ida e volta (França-Brasil); bolsa paga pela Capes/MEC; seguro saúde; auxílio instalação; aproveitamento das matérias cursadas na França; e possibilidade de obtenção de duplo diploma. A concessão da bolsa inicia em setembro de 2022, no entanto os alunos dependerão da disponibilidade de vagas nas universidades francesas para iniciarem o intercâmbio.

Como participar - A seleção será realizada de acordo com os seguintes critérios: análise de coeficiente de rendimento acadêmico (CRG); avaliação do Curriculum Lattes dos candidatos;  nota no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) igual ou superior a 600 pontos; integralização do curso de, no mínimo, 40% e, no máximo, 80%, até a data que inicia a concessão da bolsa em setembro de 2022; e teste de proficiência em língua francesa, tendo como limite mínimo o nível B1, por meio de três métodos avaliativos: TCF Capes (Test de Conaissance du Français), DELF e DALF.

Todos esses requisitos, somados às fotocópias do RG, CPF, comprovante de residência e tabela de pontuação do aluno - que deve ser preenchida segundo as normas do edital, podem ser enviados por meio de um único arquivo em formato pdf para os e-mails: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., do dia 16 de fevereiro a 14 de março de 2022.

Os gastos com taxas de inscrição para a realização da prova de proficiência, emissão do passaporte brasileiro, despesas com o deslocamento até Brasília para a obtenção do Visto na Embaixada da França e outros possíveis custos com documentação exigida pela Capes são de total responsabilidade do candidato.

Para saber mais detalhes sobre a inscrição e as demais dúvidas referentes às vagas, acesse o edital

Texto: Leandra Souza - Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA
Foto: Divulgação Grenoble INP