Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > Museu da UFPA promove a IV Semana Nacional do Cérebro
Início do conteúdo da página

Museu da UFPA promove a IV Semana Nacional do Cérebro

  • Publicado: Quarta, 16 de Fevereiro de 2022, 15h08

Semana Cerebro

Com o objetivo de promover a divulgação de estudos interdisciplinares sobre Neurociências, nos dias 12 e 13 de março de 2022, será realizada a IV Semana do Cérebro, do Museu da Universidade Federal do Pará (MUFPA). O evento ocorrerá no formato on-line, com transmissão ao vivo pelo YouTube. Os interessados podem se inscrever como ouvintes ou submeter os seus trabalhos no formato de resumos em português ou inglês, bem como os vídeos de suas apresentações orais, até o dia 7 de março de 2022. Para saber mais, basta acessar o site do evento.

A Semana Nacional do Cérebro é promovida com o apoio da Sociedade Brasileira de Neurociências (SBNeC) e da Organização filantrópica Dana Foundation que desenvolve, anualmente, no mês de março, a Brain Awareness Week (BAW). Para dar visibilidade ao evento na Região Norte, o MUFPA, desde 2017, vem realizando o evento com o apoio de laboratórios da UFPA (Neurofarmacologia Experimental (ICB), Neuroplasticidade (ICS), Neuroprocessamento (FEEB). Para este ano, a edição on-line conta com o apoio do Laboratório de Prototipagem Assistiva – LAPA (ICB/UFPA), coordenado pelo professor Manoel da Silva Filho, que acolhe discentes de todas as áreas do conhecimento que possam desenvolver projetos de interesse do laboratório.

“O evento pretende colaborar para a integração entre laboratórios e grupos de pesquisa da nossa região e das demais localidades do Brasil. Além de incentivar o interesse na área, principalmente entre discentes da graduação. Com isso, desejamos propiciar essa oportunidade de aprendizagem e troca de experiências científicas de maneira gratuita a todos os interessados”, afirma Louise Bogéa, coordenadora da IV Semana do Cérebro, servidora do MUFPA e membro do LAPA.

Para promover essa troca, a programação da IV Semana Nacional do Cérebro contará com palestrantes (inter)nacionais, rodas de conversa, apresentações de trabalhos e entrega de brindes virtuais a todos os inscritos. Os resumos e os vídeos que mais se destacarem serão, ainda, publicados em e-book nos anais do evento (Qualis Capes L1). Todas as atividades do evento são gratuitas, e os participantes ainda contarão com a certificação de 40h. 

“Esperamos que todos os participantes possam propor e receber ideias e conhecimentos, participar de discussões e interagir com outros pesquisadores e laboratórios com interesses em comum. Assim, desejamos promover a produção em conjunto de publicações e projetos promissores, além de estimular a divulgação científica”, declara a coordenadora do evento. 

Museu da UFPA - O MUFPA é um local de guarda e conservação de acervos de artes visuais (pintura, desenho, gravura, fotografia etc.), documental e arquivístico, e também um desenvolvedor de pesquisa e educação. O espaço conta com uma biblioteca especializada em artes, com destaque para as coleções de Max Martins e Vicente Salles, e, desde o início da atual gestão da diretora Jussara Derenji, em 2003, o acervo de artes visuais aumentou para mais de 6.000 peças por meio de compras e doações. 

“Eventos como a Semana do Cérebro agregam um valor positivo à imagem do museu, além de atrair visibilidade e visitantes. Todos os nossos acervos, como possibilidades de exploração e instrução, estão à disposição da sociedade” declara, Louise Bogéa. 

Serviço:  

IV Semana Nacional do Cérebro.

Data: 12 e 13 de março de 2022.

Inscrição: Acesse aqui

Transmissão: YouTube

Mais informações no perfil do Museu da UFPA.

A programação completa será disponibilizada no site oficial do evento.

Texto: Leandra Souza - Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA
Foto: Alexandre de Moraes                                                                                                                               

registrado em:
Fim do conteúdo da página