Página inicial > Ultimas Notícias > Cartilha aborda a importância do autocuidado para a manutenção do bem-estar pessoal

• Publicado: Quinta, 17 de Fevereiro de 2022, 16h10

Cartilha Autocuidado

As condições de estresse e a falta de tempo gerada pela correria da vida diária acabam por fazer as pessoas deixarem em segundo plano medidas que geram a sensação de bem-estar. Foi pensando em chamar a atenção para a necessidade de se mudar esse comportamento que a psicóloga Ana Carolina Aleixo, com o Projeto Acolher UFPA, produziu a cartilha “Autocuidado: Ações de Promoção à Saúde”, voltada para alunos de pós-graduação, mas beneficia toda a comunidade acadêmica.

O objetivo da publicação é relembrar que, quando nos sentimos bem e com disposição, há maiores chances de que as atividades e as responsabilidades sejam encaradas de modo mais positivo e prazeroso. A cartilha aponta que o autocuidado está não somente no cuidado com a boa forma e a alimentação, mas também no emocional, social e transcendental.

“Por muito tempo, saúde mental foi tabu e autocuidado foi definido sob a ótica de cuidados com a pele e com o corpo. Mas sabemos que é mais do que isso. O autocuidado, quando praticado com vista nas quatro dimensões da saúde, pode favorecer a saúde mental, contribuindo para que nos sintamos mais seguros e confiantes de quem somos, do que queremos e do que somos capazes”, afirma Ana Carolina Aleixo.

Como opções para se trabalhar essas diversas dimensões, a publicação sugere uma lista de ações que podem auxiliar a alcançar um estado de bem-estar integral, tais como: aproveitar a companhia de amigos e familiares, aprender uma habilidade nova ou ensinar algo para alguém.

Cartilha – A produção da cartilha foi orientada pela professora Rachel Ripardo, coordenadora do Projeto Acolher/UFPA, e pela professora Marianne Kogut Eliasquevici, docente do PPGCIMES/UFPA. A cartilha foi pensada durante o período de estágio no Projeto Acolher, motivado por reflexões sobre as vivências e situações que são próprias do meio acadêmico e que se configuram como desafios com os quais os estudantes precisam lidar.

A cartilha introduz o que é autocuidado, buscando fazer o leitor refletir sobre o seu dia a dia e suas ações diárias, com um enfoque sobre a vivência universitária e os desgastes da vida acadêmica. O material destaca os quatro espaços em que se dimensiona a saúde - físico, emocional, relacional e transcendental - e, didaticamente, apresenta sugestões de atividades que podem ajudar na promoção ou mesmo na recuperação da sensação de bem-estar, utilizando sempre uma linguagem acessível para facilitar a prática pelo leitor.

A CartilhaAutocuidado: Ações de Promoção à Saúde” está disponível para download aqui.

Texto: João Freitas – Assessoria de Comunicação da UFPA
Imagem: Reprodução da Cartilha