Página inicial > Ultimas Notícias > Confira a demanda de candidatos(as)/vaga por oferta de curso do PS UFPA 2022

Confira a demanda de candidatos(as)/vaga por oferta de curso do PS UFPA 2022

• Publicado: Sexta, 18 de Fevereiro de 2022, 15h05

PS 2022 Demanda Portal

O Centro de Processos Seletivos (CEPS) da Universidade Federal do Pará (UFPA) disponibilizou a demanda de candidatos(as)/vaga por oferta de curso no Processo Seletivo 2022. A listagem também detalha a demanda por grupo de vagas dentro de cada oferta de curso do PS 2022. Confira no quadro abaixo as dez ofertas de cursos mais concorridos e menos concorridos em 2022, considerando a demanda apenas das vagas de ampla concorrência:

PS 2022 Demanda Quadro Portal

Para avaliar a demanda do seu curso, o(a) candidato(a), primeiramente, precisa considerar o seu perfil de inscrição, que indicará a que grupos de vagas está concorrendo. Dependendo do grupo de vagas, a concorrência será maior ou menor e será acumulativa (aumenta a possibilidade de ingresso) se o(a) candidato(a) tiver perfil para concorrer em mais de um grupo.

Por exemplo, no caso de um(a) candidato(a) que se inscreveu para o curso de Agroecologia do Campus de Abaetetuba (ofertado em Acará), com perfil que atende aos requisitos da Cota Escola/Renda, ele(a) concorre às vagas dos grupos A (Ampla Concorrência), C (Cota Escola) e G (Cota Escola/Renda). Na planilha da demanda dessa oferta de curso, ele(a) verá que a demanda para as vagas da ampla concorrência (20 vagas) é de 3.3 candidatos(as)/vaga; nas vagas da Cota Escola (1 vaga), a demanda é de 65.0 candidatos(as)/vaga; e nas vagas da Cota Escola/Renda (1 vaga), a demanda  é de 36.0 candidatos(as)/vaga.

No caso das vagas que aparecem na planilha sem inscritos concorrentes, elas serão redistribuídas para outro(s) grupo(s) de concorrência no momento do preenchimento das vagas, de acordo com as prioridades previstas no item 7 do edital. E, no caso de grupos sem vagas, os inscritos concorrerão apenas nos demais grupos em que houver vaga distribuída, sempre participando da ampla concorrência.

O CEPS divulgou a demanda considerando a listagem prévia de candidatos(as) com inscrições homologadas. A demanda de candidatos/vaga ainda poderá sofrer alterações, conforme o resultado dos recursos às homologações de candidatos(as) concorrentes ao PS 2022.

Oferta - O PS UFPA 2022 disponibiliza 7.531 vagas (176 a mais que no ano anterior), sendo 3.667 de ampla concorrência, 3.667 do Sistema de Cotas e 197 vagas adicionais para pessoas com deficiência (PcD). As vagas estão distribuídas em 197 ofertas de cursos, nos 12 campi da UFPA. Em resultado preliminar da homologação das inscrições, 54.394 candidatos(as) foram homologados(as) e estão aptos(as) a concorrer às vagas. 43.724 receberam isenção da taxa de inscrição.

Para consultar a demanda de candidatos(as)/vaga do PS UFPA 2022, acesse aqui.

Texto e arte gráfica: Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA