Página inicial > Ultimas Notícias > Estudantes de Turismo promovem o Primeiro Seminário Acadêmico Interdisciplinar de Turismo em Portel

• Publicado: Segunda, 21 de Fevereiro de 2022, 09h00

Turismo Portel

No dia 24 de fevereiro, ocorre o Primeiro Seminário Acadêmico Interdisciplinar do Turismo (Saitur), no município de Portel, interior do Pará. A programação contará com palestras que objetivam iniciar uma reflexão acerca do desenvolvimento do setor turístico no município. O evento ocorrerá das 14h às 21h, no auditório da Escola Rafael Gonzaga, e as inscrições devem ser feitas no dia e no local do evento.

O Saitur busca ofertar palestras voltadas à constituição do mercado de trabalho no município, à cadeia produtiva dos produtos agroalimentares, às possibilidades dos recursos turísticos e às comunidades tradicionais como elemento importante para o desenvolvimento do Turismo de Base Comunitária, provocando o debate acadêmico interdisciplinar para conectar a Universidade com o mercado e a política da região.

“A importância da realização é mostrar para a sociedade em geral o que, de fato, a Universidade produz em termos de ensino, pesquisa e extensão, servindo para orientar a construção de agendas mínimas de compromisso com o desenvolvimento local e regional”, afirma o professor Eduardo Gomes, coordenador geral da Saitur.

Aberto a todos, o evento visa alcançar, principalmente, a participação de estudantes, bem como de representantes do setor privado, além de agentes públicos e comunitários. A organização é dos estudantes da turma de Turismo ofertada, por meio do Programa Forma Pará, pelo Instituto de Ciências Sociais Aplicadas da UFPA, em parceria com a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet).

Programação - A programação contará com uma abertura oficial, às 14h, seguida  da palestra “Mercado do Trabalho, Qualificação Profissional e Desenvolvimento Social”, com o pedagogo Jersulino Barros, às 15h. Já às 16h15, haverá a palestra “Cadeia produtiva dos produtos agroalimentares associada ao fomento da atividade turística em Portel”, com Rildo Pereira, técnico em Gestão Social pela Emater, e Julia Serrin, agricultora familiar.

Às 17h30, inicia-se a palestra “A política pública de Turismo: O papel da Secelt”, com Marlison Alexandre Freitas, turismólogo pela Secelt. Logo após, às 18h30, será a vez da palestra “Os recursos naturais de Portel para o fomento de recursos turísticos”, com Luciano Fonseca, engenheiro ambiental e atual secretário da SEMA. E, para finalizar, às 19h30, ocorrerá a palestra “As comunidades tradicionais e o sítio de pertencimento ao fomento do Turismo de Base Comunitária”, com Teofro Lacerda Gomes, técnico agrícola da Asmoga.

Durante a programação, devem ser respeitados os protocolos de biossegurança necessários, como o uso de álcool em gel e máscaras.

I Seminário Acadêmico Interdisciplinar do Turismo (Saitur)

Local: Escola Rafael Gonzaga. Rua Dois de Fevereiro. Município de Portel, Pará.

Data: 24 de Fevereiro.

Inscrições no dia e no local do evento.

Texto: João Freitas - Assessoria de Comunicação da UFPA
Foto: Reprodução Google