Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > Propesp inicia seleção para Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior
Início do conteúdo da página

Propesp inicia seleção para Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior

  • Publicado: Terça, 22 de Fevereiro de 2022, 14h53

Programa de Doutorado Sanduíche

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UFPA (Propesp) está com inscrições abertas para a seleção para o Edital PDSE/Propesp 05/2022, do Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE). O edital visa ofertar bolsa estágio em pesquisas de doutorado no exterior, com o objetivo de complementar e expandir as possibilidades de formação ofertadas pelos programas de pós-graduação no Brasil. O programa de bolsas terá duração de 06 a 10 meses, e as inscrições para a primeira etapa da seleção ocorrem até o dia 23 de março de 2022. 

As inscrições ocorrem em duas etapas: A primeira, que se trata da seleção interna pelos programas de pós-graduação da UFPA, ocorre até o dia 23 de março, com os resultados publicados na página da Propesp, no dia 31 de março de 2022. Na segunda etapa, os candidatos selecionados devem realizar suas inscrições no sistema Capes. Esta fase ocorrerá do dia 4 de abril ao dia 25 de abril de 2022, com homologação entre 2 e 13 de maio de 2022.

O doutorado sanduíche no exterior é uma experiência única na formação de jovens pesquisadores. Através desta experiência, os discentes poderão vivenciar ambientes novos, que promoverão o crescimento de seus conhecimentos científicos, em termos acadêmicos, de acordo com suas respectivas formações. Consequentemente, promovendo o crescimento destes jovens como futuros pesquisadores”, afirma Marcelo Vallinoto, diretor de Pós-Graduação da Propesp/UFPA.

A Capes se responsabilizará pelo apoio financeiro aos bolsistas durante o programa, com o pagamento da mensalidade do curso, de auxílio deslocamento, de auxílio instalação e de auxílio seguro-saúde. As taxas administrativas e acadêmicas (tuiton & fees) e as taxas de bancada (bench fees) serão de responsabilidade dos beneficiados pelas bolsas.

Como participar - A primeira etapa da seleção será organizada por cada programa de pós-graduação e o candidato deve contatar seu PPG para se informar sobre como participar do processo.

Para fazer parte do programa, os candidatos devem ser brasileiros ou estrangeiros com visto permanente no Brasil, não devem possuir titulação de doutor em outra área do conhecimento, devem estar regularmente matriculados em curso de pós-graduação em nível de doutorado, possuir nota igual ou superior a quatro na avaliação da Capes, não podem ultrapassar o período total para o doutoramento, devem ter integralizado o número de créditos referentes ao programa de doutorado no Brasil, precisam obter aprovação no exame de qualificação ou ter cursado o primeiro ano de doutorado, ter proficiência mínima em língua estrangeira exigida, possuir indicador ORCiD (Open Researcher and Cotributor ID) válido no ato da inscrição no sistema Capes, não ter acumulado benefícios financeiros para a mesma finalidade, não podem ter sido contemplados com bolsa de doutorado sanduíche no exterior neste ou em outro curso nem estar em situação de inadimplência com a Capes ou com qualquer órgão da Administração Pública. 

Serviço:

Programa de Pós-Doutorado Sanduíche no Exterior (Edital PSDE/Propesp 05/2022)

Inscrições: até 23 de março de 2022

Edital PDSE/PROPESP aqui.

Texto: João Freitas – Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA
Arte: Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página