Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > UFPA forma mais de 100 profissionais em residências médicas, multi e uniprofissionais em saúde
Início do conteúdo da página

UFPA forma mais de 100 profissionais em residências médicas, multi e uniprofissionais em saúde

  • Publicado: Sexta, 25 de Fevereiro de 2022, 14h47

Formatura Residências 1

Um total de 135 estudantes, sendo 56 residentes médicos e 79 residentes multiprofissionais e uniprofissionais em saúde, concluiu a residência pela Universidade Federal do Pará (UFPA) na sexta-feira, 18 de fevereiro. A cerimônia de encerramento das residências da UFPA, unificada desde 2018, ocorreu de forma virtual, em razão da situação sanitária da pandemia. 

Os(As) formandos(as) são das unidades acadêmicas e especiais: Instituto de Ciências da Saúde (ICS), Instituto de Ciências Biológicas (ICB), Instituto de Ciências Sociais e Aplicadas (ICSA), Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH), Hospital Universitário João de Barros Barreto (HUJBB), Hospital Universitário Bettina Ferro de Souza (HUBFS), Hospital Universitário Veterinário (HUV- Campus de Castanhal) e Núcleo de Medicina Tropical (NMT), em parceria com o Hospital Santo Antonio Maria Zacharia-Bragança.

“Serão novos especialistas formados que atuarão principalmente na rede de saúde em Belém, no Pará e na região amazônica”, explica o professor Pedro Piani, gerente de Ensino e Pesquisa do Complexo Hospitalar da UFPA (CHU), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

Conduzindo a cerimônia estavam a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da UFPA, professora Maria Iracilda da Cunha Sampaio, que representou o reitor Emmanuel Tourinho; a coordenadora da Comissão de Residência Multiprofissional em Saúde - Coremu, professora Dirce Nascimento Pinheiro; o coordenador da Comissão de Residência Médica - Coreme-HUJBB, professor José Emílio Magno; e o coordenador da Coreme-HUBFS, professor José Roberto Capeloni. 

"É com muito orgulho que a UFPA entrega para a sociedade mais 135 novos residentes, formados com muita qualidade e cuidado, durante a pandemia. A Instituição agradece o empenho de todos os coordenadores e dos professores envolvidos neste processo de formação acadêmica e deseja muito sucesso a todos os formandos.", desejou a professora Iracilda Sampaio.

A professora Dirce Nascimento complementou dizendo que os programas de residência da UFPA são de suma importância porque, além de fazer a formação acadêmica, se preocupam também com a formação para atuação no Sistema Único de Saúde - SUS. “As residências da UFPA atendem à política nacional de formação permanente para qualificar o processo de formação no atendimento do SUS, respeitando seus princípios e diretrizes constitucionais”, afirmou. Portanto os(as) residentes atuaram também no SUS, ao longo de suas formações, e, por isso, na linha de frente do combate à covid-19. “De uma maneira respeitosa, posso dizer que essa turma é formada pelas ‘crias da pandemia’, haja vista que participaram da ação estratégica no serviço prestado pelo SUS”.

Os 56 concluintes da área médica aprimoraram suas formações nas especialidades de Anestesiologia, Cirurgia do aparelho digestivo, Cirurgia básica, Cirurgia geral, Dermatologia, Clínica médica, endocrinologia, geriatria, ginecologista e obstetrícia, infectologia, medicina da família e da comunidade, oftalmologia, otorrinolaringologia, pediatria e pneumologia.  

Na área multiprofissional, 64 estudantes concluíram as especializações nas áreas uni e multiprofissional, nos cursos de Atenção à saúde da mulher e da criança, Atenção ao paciente crítico, Clínica integrada, Saúde do idoso, Oncologia, Clínica médica e cirúrgica de animais silvestres, Clínica médica e cirúrgica de pequenos animais, Clínica médica e reprodução de ruminantes e equídeos. Também se formaram 15 estudantes nos Programas de Residência Uniprofissional em Cirurgia e traumatologia buco-maxilo-facial e Enfermagem obstétrica.

Formatura Residências 2Esforço que vale a pena - Representando os(as) colegas formandos(as), Marléa Guimarães Palheta, enfermeira concluinte em Atenção à Clínica Integrada, contou que a cerimônia foi muito reconhecedora em relação ao trabalho de todos(as) como residentes na linha de frente que atuaram no cenário atípico da pandemia, auxiliando na Campanha de Vacinação contra a covid-19 e salvando vidas na área da prevenção. “Estivemos, ainda que virtualmente, unidos, celebrando um momento ímpar nas nossas vidas, com a sensação de dever cumprido na conclusão de um processo de extrema valia na minha carreira como profissional e ser humano”, afirmou.

Para o formando Lucas Fima de Oliveira, a residência agregou conhecimento prático e teórico, revelando a competência e experiência dos(as) preceptores(as) que acompanham(ram) os(as) estudantes em todo o período de formação. “Foi uma das melhores experiências que tive durante a minha formação profissional. É gratificante poder estudar e trabalhar ao mesmo tempo, pois, assim, colocamos o conteúdo das teorias em prática, com todas as evidências científicas. Então, eu tive uma experiência maravilhosa na área que eu escolhi: Enfermagem Obstétrica”. 

A psicóloga Sthefany Pawer Monteiro Cunha disse que a Residência em Psicologia - Atenção ao Paciente Crítico foi um momento muito marcante e especial na sua formação e carreira. “Entrei na terceira tentativa, mas queria muito. Foi muito bom, mas difícil também, porque, em 2020, a pandemia se instaurou. A vida de residente já é bem puxada e a pandemia agravou essa complexidade. A mudança nos protocolos e no estilo de vida impactou bastante”, contou a formanda, que revelou ter superado os percalços ao longo do caminho.

Sobre as residências - As residências médica, multi e uniprofissional garantem um treinamento em serviço supervisionado e bonificado que resulta no título de especialista pós-graduado(a) a todos(as) os(as) concluintes. Esta turma, inclusive, participou do Programa Brasil Conta Comigo, que somou à bolsa de residência um adicional pela atuação na pandemia.

Com o objetivo de possibilitar o aprimoramento da formação aos recém-graduados na área da saúde sem precisar sair do estado, a UFPA oferta vagas em 25 programas de residência. As atividades possuem a duração de dois a três anos e se concentram nos Hospitais Universitários Bettina Ferro de Souza (HUBFS) e João de Barros Barreto (HUJBB), que compõem o Complexo Hospitalar da UFPA/Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), bem como no Campus Belém, no Hospital Veterinário do Campus Castanhal e no Hospital Santo Antônio Maria Zaccaria, no Campus Bragança.  

Sobre a Rede Ebserh - O CHU-UFPA faz parte da Rede Ebserh desde outubro de 2015. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. 

Vinculadas a universidades federais, essas unidades hospitalares têm características específicas: atendem a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Então, a Rede Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde da região em que as unidades estão inseridas.  

Para saber mais sobre os Programas de Residência da UFPA, acesse Residência Médica e Residência Multiprofissional.

Texto: Jéssica Souza – Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA
Foto: Unidade de Comunicação Social do CHU-UFPA/Ebserh

registrado em:
Fim do conteúdo da página