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Pesquisa traça Perfil dos(as) Monitores(as) dos Subprogramas Monitoria e Labinfra da UFPA

  • Publicado: Quinta, 03 de Março de 2022, 13h39

Pesquisa PGRAD

A partir de dois subprogramas, o PGRAD Monitoria e o PGRAD-Labinfra, ligados ao Programa de Apoio à Qualificação do Ensino de Graduação (PGRAD), a Pró-Reitoria de Ensino de Graduação está realizando uma enquete sobre o perfil dos monitores vinculados aos referidos programas de apoio à qualificação do ensino. A enquete pode ser acessada aqui até o dia 15 de março de 2022.  

O objetivo é coletar informações sobre o perfil de discentes que atuam como monitores(as), assim como avaliar os impactos da monitoria na formação discente e no exercício de componente curricular ou laboratório de ensino. “Com isso, espera-se contribuir com os processos de acompanhamento dos subprogramas”, explica o professor Doriedson Rodrigues, diretor de Inovação e Qualidade do Ensino – Diquale/Proeg.

Monitores e monitoras ligados(as) a Projetos de Monitoria em desenvolvimento, quer ligados ao Subprograma Monitoria ou ao Subprograma Labinfra, deverão responder a uma enquete encaminhada aos(às) coordenadores(as) de projetos desses subprogramas, os(as) quais encaminharão aos seus(suas) monitores(as).

Para a Pró-Reitora de Ensino de Graduação, professora Marília de Nazaré de Oliveira Ferreira, “por meio da pesquisa, teremos uma análise de nossos monitores quanto à identificação de gênero, quanto à autodeclaração de cor, quanto às questões de renda familiar, entre outras, além de questões sobre acesso às informações sobre as bolsas de Monitoria/Labinfra, presença de discentes em situação de vulnerabilidade social, a importância da monitoria para a formação dos discentes, assim como a avaliação destes sobre a experiência como bolsista de Monitoria”.

Ainda segundo a pró-reitora, levantamentos como esses ajudarão a Pró-Reitoria a avaliar os impactos da monitoria na qualificação dos cursos de graduação e do ensino básico, técnico e tecnológico, assim como na formação dos monitores, com ações de fomento a mais bolsas, estabelecer parâmetros para seleção de novos bolsistas, considerando-se as ações da monitoria no desenvolvimento acadêmico-profissional e na qualificação das atividades curriculares no âmbito da graduação.

Histórico - O Programa de Apoio à Qualificação do Ensino de Graduação (PGRAD) tem o Subprograma de Monitoria (PGRAD-monitoria) como uma de suas ações, assim como o Subprograma de Apoio à Infraestrutura de Laboratórios de Ensino de Graduação e Ensino Básico, Técnico e Tecnológico da UFPA (PGRAD-Labinfra). 

O Subprograma Monitoria busca consolidar ações de qualificação do ensino de graduação, a partir do estímulo à participação de estudantes de graduação no desenvolvimento de atividades acadêmico-pedagógicas regulares, sob orientação de docentes da UFPA, pela proposição de estratégias pedagógicas inovadoras. Busca ainda promover a qualificação do trabalho docente para o desenvolvimento de atividades curriculares teórico-práticas, de caráter criativo e inovador, com o auxílio de monitores(as) pertencentes à própria comunidade acadêmica da faculdade contemplada.

Nos últimos anos, por meio do Subprograma de Monitoria, foram aprovadas 429 bolsas para os campi e 743 bolsas para institutos, distribuídas a partir dos processos de seleção de propostas submetidas aos editais de Monitoria, totalizando 1.172 bolsas, possibilitando a consolidação de ações de qualificação do ensino de graduação.

Já o Subprograma de Apoio à Infraestrutura de Laboratórios de Ensino de Graduação e Ensino Básico, Técnico e Tecnológico da UFPA (PGRAD-Labinfra) busca favorecer o processo de expansão e consolidação das ações de reestruturação da infraestrutura laboratorial e demais espaços de atividades práticas dos diversos cursos de graduação e da educação básica, técnica e tecnológica da UFPA, corroborando para os processos de formação acadêmica a partir da inserção dos(as) discentes de graduação e da educação básica, técnica e tecnológica em Laboratórios/Espaços de atividades práticas, apoiados pelo PGRAD-Labinfra.

Por meio do Subprograma PGRAD-Labinfra, ao longo dos últimos anos também foram disponibilizadas 322 bolsas de monitoria para atividades desenvolvidas nos laboratórios de ensino, a partir de propostas que solicitaram monitores. 

Como orientações da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação, salienta o professor Doriedson Rodrigues: “Ações didático-pedagógicas inovadoras compreendem experiências pedagógicas que visam alterar qualitativamente os processos e instrumentos de ensino e de aprendizagem, de avaliação e de acompanhamento pedagógico com potencial para favorecer a permanência e a conclusão com sucesso dos graduandos nos seus cursos, bem como para promover a integração entre diferentes campos de conhecimento, entre teoria e prática e entre saberes tradicionais, científicos e profissionais, por meio da organização de laboratórios de ensino, da proposição de percursos formativos diferenciados e de outras iniciativas que oportunizem aos discentes experiências que promovam a melhoria do seu aproveitamento acadêmico”.

Texto: Jéssica Souza - Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA
Foto: Alexandre de Moraes

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