Página inicial > Ultimas Notícias > IFCH inicia a programação do I Congresso de Humanidades no próximo dia 8 de março

• Publicado: Segunda, 07 de Março de 2022, 13h31

Portal IFCH 1

A Conferência   “Humanos como máquinas, máquinas como humanos: é este o nosso futuro???”,  proferida pelo coordenador do Programa de Pós-Graduação em Filosofia,  professor Ernani Chaves, na próxima terça-feira, dia 8 de março, dará início às atividades do I Congresso  de Humanidades que o Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) realizará em dias alternados, nos meses de  março e abril,  no formato virtual.  A abertura do evento  será transmitida pelo Canal do Youtube do IFCH, às 19h.

As tecnologias informacionais têm transformado a área das  humanidades, especialmente no que tange à pesquisa de dados e à produção de conhecimento, que migraram dos suportes analógicos para os digitais. Essa aliança entre humanidades e tecnologias computacionais para produção de conhecimento motivou a escolha do tema "Humanidade na Era da Automação"

“A escolha em abordar o tema em  dias alternados   foi pensando em  criar possibilidades de mobilização para frequência no congresso, segundo os interesses específicos das mesas temáticas, já que  debates que se seguem nesse tipo de evento  suscitam uma série de questões que, inclusive, permitirão aos participantes produção de material para publicação”, explica o diretor do IFCH , professor Fernando Freitas Neves.

Professores (as), alunos (as) e o público interessado na temática estão convidados a participar. O evento é gratuito e fornecerá certificados de carga horária aos participantes. A programação completa assim como as orientações para a inscrição  podem ser acompanhadas no site do IFCH.

Lives - A programação do congresso  foi organizada pelos oito  programas de pós-graduação do instituto,  que abrangem  História (PPHIST) , Geografia (PPGEO), Filosofia (PPGFIL), Psicologia (PPGP), Antropologia (PPGA), Ciência Política (PPGCP), Sociologia e Antropologia (PPGSA) e Segurança Pública (PPGSP). O evento será transmitido pelo Canal do Youtube do IFCH e a gravação será disponibilizada na plataforma StreanYard.

O cronograma de realização abarca mais três conferências programadas para ocorrer nos dias 10 e 22 de março e no dia 5 de abril. As lives terão duração de até duas horas e meia, sendo que cada expositor terá até 30 minutos de apresentação e tempo igual para os  debates.

Entre as temáticas a serem debatidas, estão: Humanos como máquinas, máquinas como humanos: é esse o nosso futuro?; Digitalização de arquivos, administração de referências e ferramentas de visualização; A pesquisa científica na sociedade da informação: desafios e possibilidades e Sociedade e Tecnologia: Novos desafios para Segurança Pública.

Texto e foto: Assessoria IFCH/UFPA