Comprovante de Rendimentos para Declaração do IR deve ser obtido pela plataforma SouGov
Para fins de declaração do Imposto de Renda 2022 (ano base 2021), os agentes públicos federais ativos devem obter o comprovante de rendimentos, exclusivamente por meio da plataforma SouGOV.BR, acessível pelo aplicativo ou na versão Web: www.gov.br/sougov. Essa mudança foi determinada pela Portaria nº 1.455, de 16 de fevereiro de 2022.
De acordo com a norma, está vedada a emissão do comprovante de rendimentos pelas Unidades de Gestão de Pessoas dos órgãos e entidades da Administração Pública Federal. Desta forma, os servidores que, porventura, tentarem obter o documento na Coordenadoria de Atendimento ao Usuário (CAU/Progep/UFPA) serão orientados a realizar a solicitação via SouGOV.
Para a emissão do documento, os servidores devem fazer login no sistema SouGOV, pelo aplicativo ou site, acessar o item “Rendimentos IRPF”, selecionar o ano de 2021 e gerar o documento. Após gerado, o documento pode ser baixado ou enviado via e-mail ou aplicativo de mensagem. Caso ainda reste dúvida, confira o passo a passo aqui.
“Esta mudança confere ainda mais praticidade na emissão do documento. É importante que os servidores possam fazer a emissão com a máxima antecedência, evitando, assim, eventuais dificuldades e congestionamento. Pedimos, ainda, que aqueles que precisem de ajuda de terceiros para fazer a emissão tenham cuidado com seus dados”, ressalta a coordenadora de Atendimento ao Usuário, Nerivane Mendes.
Exceção - Para os casos de ex-servidores, que não possuem mais o vínculo com a Instituição e, portanto, não possuem acesso ao sistema, a solicitação deve ser feita para a Coordenadoria de Atendimento ao Usuário, por meio do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..
Texto e arte: Assessoria Progep/UFPA
Redes Sociais