Página inicial > Ultimas Notícias > Professor do Campus Castanhal aborda a Física Estatística de maneira objetiva em obra recém-lançada

• Publicado: Segunda, 07 de Março de 2022, 15h30

Livro Física Estatística

O professor Renato Germano Reis Nunes, da Faculdade de Matemática do Campus Castanhal, publicou o livro Física Estatística do Equilíbrio: Um curso introdutório. Voltada para professores, alunos de Graduação e Pós-Graduação em Física Estatística, a obra pretende apresentar a Física Estatística de maneira mais acessível e de fácil compreensão. O livro é distribuído pela Editora Ciência Moderna, na edição digital ou impressa, e pode ser adquirido aqui

A ideia de produzir a publicação surgiu por meio das notas de aula abordadas no curso de Física Estatística para os cursos de Graduação em Física e para o Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física – MNPEF. O livro apresenta tópicos com os principais passos para o desenvolvimento dos cálculos, a fim de familiarizar os alunos com os conceitos e métodos apresentados.

“Busquei desenvolver o tema por ser minha área de pesquisa, o que trabalhei no mestrado e doutorado. Outro detalhe é que existem poucos livros abordando a temática em português, 99% são em inglês. Com autores brasileiros, são menos ainda. Assim, tentei dar minha pequena contribuição para a formação de alunos, numa área de pesquisa de fronteira da Física”, afirma o autor Renato Germano Reis Nunes.

Como resultado de sua experiência em sala de aula, o professor Renato Germano busca oferecer uma abordagem mais clara e objetiva em seu livro, abrindo espaço para o passo a passo e a explicação de detalhes que podem passar despercebidos pelos alunos.

“Tento ser mais didático que a maioria dos outros livros (da mesma temática). Esta disciplina é ministrada no último semestre de um curso de Bacharelado em Física ou na pós-graduação, assim a maioria dos autores supõe que os alunos "já sabem" sobre certos detalhes que não precisariam ser incluídos em um livro”, aponta o professor sobre a necessidade de buscar essa abordagem diferenciada.

Em breve, o livro estará disponível nas Bibliotecas Central e do Campus de Castanhal para que a comunidade acadêmica tome conhecimento de seu conteúdo.

Livro Física Estatística do Equilíbrio: Um Curso Introdutório, por Renato Germano Reis Nunes.

Disponível no digital e no impresso aqui

Texto: João Freitas - Assessoria de Comunicação Institucional UFPA
Arte: Divulgação