Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > UFPA vai sediar a décima edição da Bienal de Matemática, que será realizada pela primeira vez na Região Norte
Início do conteúdo da página

UFPA vai sediar a décima edição da Bienal de Matemática, que será realizada pela primeira vez na Região Norte

  • Publicado: Segunda, 07 de Março de 2022, 16h56

Portal CEBN

A décima edição da Bienal de Matemática será sediada em Belém e realizada no Centro de Eventos Benedito Nunes da UFPA, entre os dias 20 e 24 de junho de 2022. O evento é organizado pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) desde 2002, durante todos os anos pares e, atualmente, destaca-se como um dos maiores eventos de Matemática do Brasil. O seu objetivo é despertar o interesse dos estudantes para a pesquisa e o ensino da Matemática. As inscrições para a participação estão disponíveis no site da Bienal, até o dia 30 de abril de 2022. 

Esta é a primeira vez que a Bienal será realizada na Região Norte, e a sua realização contará com a parceria de diversas instituições da região, entre elas, a Universidade Federal do Amazonas (UFAM), a Universidade Federal do Acre (UFAC), a Universidade Federal do Amapá (Unifap), a Universidade Federal de Roraima (UFRR), a Universidade Federal de Rondônia (Unir) e a Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa). O grande intuito da Bienal é disseminar o conhecimento matemático em todo o país e proporcionar aos estudantes e aos professores uma visão mais ampla da Matemática e suas aplicações. 

Para o coordenador da organização local, João Rodrigues Júnior, realizar a Bienal na Região Norte, trata-se de uma oportunidade única para estudantes, professores e alunos locais estabelecerem um contato direto com os principais nomes da Matemática brasileira na atualidade, bem como com suas linhas de pesquisa. “Em meio a grandes desafios socioeconômicos e geográficos, para o desenvolvimento da Ciência no Norte do Brasil, a Matemática tem historicamente exercido um papel de vanguarda na formação de recursos humanos e combate às desigualdades regionais”, afirma o coordenador. 

As inscrições estão no terceiro lote e vão até o dia 30 de abril de 2022, com preços que variam de R$50 a R$140 para alunos e professores da educação básica até a pós-graduação

Programação - A Bienal contará com a promoção de minicursos, oficinas orais e comunicação oral. A organização aceitará a submissão de trabalhos para essas categorias até o dia 15 de março de 2022. Além disso, haverá também a exposição de pôsteres que foram enviados pelos participantes. Todas as apresentações, tais como os trabalhos a serem submetidos para o evento, devem estar de acordo com os seguintes eixos temáticos: Tecnologia na Matemática, Temas Interdisciplinares, Laboratório de Ensino de Matemática, História da Matemática, Tópicos Especiais de Matemática, Belos Problemas e Belas Soluções.

Segundo o coordenador, a Bienal de Matemática tem um público-alvo muito amplo, que inclui estudantes, em todos os níveis, além de professores e pesquisadores de Matemática e de áreas afins, em todo o território nacional. "Entendemos que a Bienal pode ser acessada por quaisquer estudantes que possuam Matemática em sua formação, como Engenharias, Cursos de Ciências Exatas, Naturais e da Terra”, considera João Rodrigues Júnior.

Para saber mais sobre a X Bienal de Matemática, acesse o site

Serviço:

X Bienal de Matemática

Data: 20 a 24 de junho de 2022.

Local:  Centro de Eventos Benedito Nunes da UFPA

Inscrições: Acesse aqui.

Mais informações, acompanhe o site.

Texto: Leandra Souza - Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA
Foto: Alexandre de Moraes. 

registrado em:
Fim do conteúdo da página