Página inicial > Ultimas Notícias > Iniciado o prazo para solicitação do Auxílio à Viagem Acadêmica (AVA)

Iniciado o prazo para solicitação do Auxílio à Viagem Acadêmica (AVA)

• Publicado: Terça, 08 de Março de 2022, 13h58

Edital AVA Proex 1

Você sabia que estudantes de graduação da Universidade Federal do Pará (UFPA) que tiverem trabalhos aprovados em eventos fora do município em que estudam podem solicitar um auxílio viagem para a sua apresentação acadêmica? Para estimular a divulgação da produção científica na Universidade, a Pró-Reitoria de Extensão (Proex) disponibiliza o Auxílio à Viagem Acadêmica (AVA) que já está com submissões abertas.

Para receber o auxílio, o (a) estudante deve preencher os seguintes requisitos: estar matriculado em um curso de graduação da UFPA; ter trabalho aprovado em evento comprovado por carta de aceite; possuir Coeficiente de Rendimento Geral (CRG) a partir de 5,0; estar adimplente com auxílios recebidos por meio de outros editais da Proex e ter prestado conta no Sistema Integrado de Patrimônio, Administração e Contratos (Sipac) e ter preenchido completamente o questionário socioeconômico no Sigaest. Cada discente só poderá receber um auxílio por ano com recursos da Proex.

A solicitação do auxílio deve ser realizada com, no mínimo, 30 dias de antecedência da realização do evento , exclusivamente na Plataforma Sigaest. Serão concedidos até 15 (quinze) auxílios por evento, sendo adotados como critérios de desempate, primeiramente, o maior CRG, seguido pela data de solicitação mais antiga.

Valores – Os valores concedidos aos estudantes variam de acordo com o estado em que o evento será realizado. Para eventos no Amapá, Ceará, Maranhão, Pará, Piauí e Tocantins, o auxílio é de até 500 reais. Para Alagoas, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe, pode chegar a até 800 reais.

Já para a Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo, ele pode chegar a 1.000 reais. Acre, Amazonas, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Rondônia e Roraima podem ter auxílios de até 1.300 reais. Beneficiários(as) que já estiverem na lista de passageiros do ônibus da Proex para o mesmo evento terão o valor do auxílio reduzido pela metade.

Prestação de contas – Os (As) discentes contemplados(as) com o auxílio devem realizar prestação de contas da viagem até 10 dias após o término do evento, seguindo o disposto no edital. Quem não realizar a prestação de contas ficará inadimplente e impedido de solicitar novos auxílios.

Para a prestação de contas, será necessário enviar os seguintes documentos: relatório de viagem, de acordo com o modelo disponibilizado no site da Proex; uma cópia do certificado ou declaração de participação no evento e uma cópia dos bilhetes de passagens. Caso a viagem tenha sido realizada em ônibus da Proex, deve ser enviado um comprovante da hospedagem.

Para mais informações, acesse o Edital.

Texto e arte: Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA