Página inicial > Ultimas Notícias > Projeto Fluência Digital de Idosos na Amazônia Urbana desenvolve aplicativo voltado ao público 60+

• Publicado: Terça, 08 de Março de 2022, 17h06

Projeto Fluência Digital

Pesquisadores da Universidade Federal do Pará (UFPA) e da Universidade Estadual do Pará (UEPA) estão realizando o Projeto “Fluência digital de idosos na Amazônia urbana: aplicativo para acesso a informações sobre serviços de saúde e sociais gratuitos em Belém e Ananindeua/Pará”, que tem como objetivo desenvolver um aplicativo voltado à terceira idade que facilite o acesso de informações sobre serviços sociais e de saúde nos dois principais municípios da Região Metropolitana de Belém.

O projeto é organizado pelo Grupo de pesquisa “Inovação e Convergência na Comunicação-Inovacom (PPGCOM/UFPA/CNPq), em parceria com o Instituto Nufen (UFPA), e une pesquisadores da UFPA e da UEPA nas áreas de comunicação, ciências da computação, informática e psicologia para contribuir com a fluência digital do público idoso na Amazônia.

A coordenadora do projeto, professora Elaide Martins (Facom/PPGCOM), explica que “o intuito é construir ferramentas que orientem esse público a refinar seus saberes no contexto digital, com informações qualificadas sobre saúde e serviços sociais públicos e/ou gratuitos”. Ela ressalta a importância e a necessidade de se abordar a temática tecnologia e idosos, considerando-se que o envelhecimento ainda é um tema tratado com certas restrições no Brasil.

“É importante abrir este espaço para diálogo e construir projetos que atendam às demandas do público ao qual se direciona, tendo em vista que pessoas idosas possuem seus receios em relação ao espaço digital e, no contexto do mundo tecnológico, isso possa provocar prejuízos a sua autonomia e colocá-los em posições de vulnerabilidade de dados, financeira e de acesso a serviços básicos”, afirma Camila Simões, vice-coordenadora do projeto.

Além do aplicativo, o projeto organiza outros produtos, do meio digital ao impresso, que incluem a publicação de artigos científicos, vídeos, matérias, participação em eventos científicos para a apresentação de trabalhos  que envolvam essa linha de pesquisa e produção de capítulo de livro. Aliás, o livro  Idosos e Internet: mediações nos Usos de serviços bancários digitais, fruto da pesquisa de mestrado da doutoranda Camila Simões, é outro produto que a equipe gosta de destacar. “Foi a única pesquisa da Região Norte contemplada com o selo da UFMG em 2021”, orgulha-se a professora Elaide.

Recentemente, o projeto foi premiado, ainda, no Edital de Pesquisa Acadêmica 2021: Envelhecer com o Futuro, do Portal do Envelhecimento em parceria com o Itaú Viver Mais, em que recebeu o primeiro lugar em sua categoria, sendo também o único selecionado da Região Norte.

Questionário - Para entender melhor as necessidades do grupo pesquisado, o projeto sobre fluência digital de idosos na Amazônia urbana disponibilizou um questionário on-line e anônimo, voltado para a coleta de dados dos idosos com 60 anos ou mais, que possuam acesso à internet e sejam residentes nos municípios de Belém e Ananindeua.

O questionário busca coletar informações referentes ao perfil socioeconômico, ao estado civil, à ocupação e aos meios de comunicação mais utilizados para buscar informações e identificar quais as maiores dificuldades enfrentadas durante o uso de aplicativos por esse público. As informações coletadas seguem os protocolos de segurança de dados.

“A coleta destas informações representa este espaço de escuta e troca para que possamos elaborar um produto (o aplicativo em si) com foco nas demandas do público-alvo. Para eles e elas, a partir deles e delas”, afirma Camila Simões, vice-coordenadora do projeto.

Questionário Fluência Digital 60+

Disponível até 10 de março de 2022.

Responda aqui.

Livro Idosos e Internet: mediações nos Usos de serviços bancários digitais.

Texto: João Freitas - Assessoria de Comunicação da UFPA