Página inicial > Ultimas Notícias > Aberta a segunda reoferta de vagas remanescentes do PS UFPA 2022

Aberta a segunda reoferta de vagas remanescentes do PS UFPA 2022

• Publicado: Quarta, 09 de Março de 2022, 14h12

PS 2022 Reoferta 2 Portal

Nesta quarta-feira, 9 de março, às 14h, a Universidade Federal do Pará abriu as inscrições para a segunda reoferta de vagas remanescentes relativas ao Processo Seletivo de 2022. A quantidade de vagas é de 174 em 13 cursos de graduação. Candidatos(as) interessados(as) terão 72 horas (até às 14h do dia 12 de março) para escolher concorrer a uma das vagas. O resultado está previsto para a semana que vem.

Desta vez, as vagas em reoferta estão disponíveis predominantemente nos Campi de Abaetetuba, Altamira, Ananindeua, Bragança e Salinópolis. Há vagas em apenas um curso em Belém. A adesão à reoferta de vagas acontecerá na página de inscrição inicial do PS 2022, por meio de login e senha do(a) candidato(a). Podem concorrer a essas vagas apenas os(as) candidatos(as) aprovados(as), mas não classificados(as), que queiram optar por outro curso que não o inicialmente escolhido. Quem já foi classificado(a) ou foi eliminado(a) (por falta ou nota insuficiente no Enem) não pode participar desse processo.

Até o final do período de inscrição, o candidato poderá mudar o curso escolhido atualizando a sua nova escolha, assim como poderá desistir da adesão à reoferta. O(A) candidato(a) que não aderir à reoferta continuará na fila de espera do seu curso, podendo ser chamado por meio de chamadas adicionais (repescagens).

Quem se candidatar à reoferta declara ciência de que, se for classificado(a) na reoferta, sairá da lista de espera da repescagem do seu curso original e será convocado(a) para realizar a habilitação ao vínculo institucional no curso em que se classificou, saindo da lista de repescagem do seu curso inicial. Se o(a) candidato(a) não for classificado(a) na reoferta, vai retornar para a lista de espera do seu curso inicial.

A reoferta é uma novidade do PS 2022 e visa ampliar as possibilidades de ingresso para além das chamadas adicionais (repescagens). A ideia com a reoferta é otimizar a ocupação da totalidade das vagas oferecidas para que mais pessoas tenham acesso ao ensino superior.

O PS 2022 ofertou 7.541 vagas em 197 cursos, das quais, após o resultado do listão, 995 não foram preenchidas. A primeira reoferta disponibilizou 872 vagas e ainda restou o preenchimento de 174, as quais estão disponíveis para outros candidatos(as) nesta segunda reoferta.

Para saber mais, acesse a página do PS 2022.

Texto e arte: Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA