Página inicial > Ultimas Notícias > Escola de Aplicação da UFPA celebra aniversário de fundação com a posse de novos dirigentes

• Publicado: Quinta, 10 de Março de 2022, 13h39

07.03.2022 Posse Diretoria Escola de Aplicação Foto Alexandre de Moraes

Na última segunda-feira, 7 de março de 2022, a Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará (EAUFPA) completou 59 anos. A data foi também ocasião para a posse da nova gestão acadêmico-administrativa da unidade, que ocorreu em cerimônia presencial no Salão Vermelho da Escola.

Os dirigentes empossados são o professor Edilson dos Passos Neri Júnior, diretor, e a professora Luiza Helena de Oliveira Pires, diretora adjunta. A posse foi conduzida pelo reitor da UFPA, Emmanuel Zagury Tourinho. Compareceram à solenidade também o vice-reitor da UFPA, Gilmar Pereira da Silva; os dirigentes que estiveram à frente da EAUFPA nos últimos anos, os professores Walter Silva Júnior (diretor) e Mário Benjamin Dias (diretor adjunto); o reitor da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), Hugo Alex Carneiro Diniz; o reitor da Universidade Estadual do Pará (UEPA), Clay Anderson Nunes Chagas; entre outros dirigentes, membros da comunidade da UFPA e convidados.

07.03.2022 Posse Diretoria Escola de Aplicação Foto Alexandre de Moraes 102Conquistas - Após a assinatura do termo de posse, os antigos e novos dirigentes se manifestaram. O diretor Walter Silva Júnior esteve à frente da Escola por três gestões e fez um discurso emocionado, visto que também está entrando em processo de aposentadoria. “Nestes meus 4.380 dias como diretor, houve conquistas, muitas histórias e memórias. Nesse período, a Escola foi consolidada como unidade especial da Universidade e, em 2017, lançou seu primeiro projeto político pedagógico”, enumerou. Mesmo diante de um cenário de cortes no orçamento da UFPA, a Escola recebeu investimentos que viabilizaram muitas conquistas e a contratação de mais de 100 docentes.

07.03.2022 Posse Diretoria Escola de Aplicação Foto Alexandre de Moraes 95O diretor adjunto Mário Benjamim Dias esteve em dois mandatos da gestão da Escola e também aproveitou para agradecer pela confiança da comunidade escolar, garantindo que procurou fazer o melhor pela unidade e desejando sucesso à nova gestão. Como diretora  adjunta empossada, Luiza Pires contou que foi estudante da UFPA na graduação e pós-graduação e que se orgulha em, agora, poder contribuir com a Instituição como docente e dirigente, representando as demais colegas mulheres na gestão escolar e buscando fazer um “trabalho com todos e para todos”.

07.03.2022 Posse Diretoria Escola de Aplicação Foto Alexandre de Moraes 219O novo diretor Edilson dos Passos Neri Júnior disse que a EAUFPA é lugar de formação de cidadãos(ãs) comprometidos(as) e conscientes de seus direitos e deveres, os(as) quais saem do ensino médio preparados não somente para a Universidade, como também para transformar a sociedade. “Estou agradecido por hoje iniciar mais um capítulo na história da Escola de Aplicação ciente da importância dessa instituição como escola pública de qualidade”. O diretor disse esperar enfrentar, com coragem e resiliência, os desafios e realizar uma gestão democrática, que garanta ensino, pesquisa e extensão, além de ampliar a comunidade escolar e torná-la cada vez mais participativa das conquistas da Escola, com inclusão, pluralidade, diversidade e modernização.

07.03.2022 Posse Diretoria Escola de Aplicação Foto Alexandre de Moraes 250Novo ciclo - Pronunciaram-se ainda na solenidade o vice-reitor Gilmar Pereira da Silva e o reitor Emmanuel Zagury Tourinho. Ambos destacaram o papel estratégico desempenhado pela Escola de Aplicação da UFPA como laboratório para a formação de jovens preparados para o ensino superior e para universitários comprometidos com a construção de uma sociedade justa e capaz de enfrentar os seus desafios. “Todos somos responsáveis pela defesa da ciência e a promoção da educação pública de qualidade”, afirmou o vice-reitor Gilmar Pereira da Silva.

O reitor Emmanuel Zagury Tourinho ressaltou que a cerimônia marca o início de um novo ciclo para a Escola de Aplicação, que é também importante para a formação da identidade da UFPA.  “A Escola nos orgulha e nos enche de alegria com sua contribuição para a formação de uma Universidade forte, de comprometimento com  a cidadania e presente, de muitas formas, em ações voltadas ao desenvolvimento regional”, observou.

07.03.2022 Posse Diretoria Escola de Aplicação Foto Alexandre de Moraes 102O reitor Emmanuel Tourinho aproveitou a oportunidade de saudar as mulheres que fazem a UFPA, destacando o valor de sua contribuição para a Instituição e o compromisso da UFPA com a luta por seus direitos. “Os lugares das mulheres devem ser todos os lugares onde elas quiserem estar e ficamos felizes por muitas mulheres quererem estar na Universidade e aqui exercerem funções de liderança”.  Por fim, o reitor convocou a comunidade escolar no esforço para o retorno do ensino integralmente presencial nesta nova fase da pandemia de covid-19. O ano letivo inicia-se na Escola e em toda a Universidade no dia 14 de março de 2022.

Texto: Jéssica Souza - Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA
Fotos: Alexandre de Moraes