Página inicial > Ultimas Notícias > Calouro(a), chegou o teu momento de contribuir com o Trote Solidário e Sustentável 2022

• Publicado: Sexta, 11 de Março de 2022, 14h14

Semana do Calouro Trote Solidário

Com o início da Semana do Calouro 2022, o Trote Solidário e Sustentável “O Papel do Calouro da UFPA” chegará a sua 11ª edição, cumprindo o papel de sensibilizar a comunidade universitária, em especial os novos alunos, sobre a importância da prática de ações sustentáveis. O objetivo da ação é incentivar a separação de todo o papel que foi utilizado pelos calouros, ao longo da preparação para o PS 2022, para doação a projetos sociais ou a associações e cooperativas de catadores e catadoras de materiais recicláveis.

O Trote Solidário e Sustentável atua no recebimento de materiais como: apostilas, rascunhos, cadernos e livros usados, que serão destinados aos catadores e às catadoras de materiais recicláveis por meio da Coleta Seletiva Cidadã, instituída recentemente pelo Decreto n° 10.936, de 12 de Janeiro de 2022, em substituição ao Decreto 5.940/2006. Ao longo dos anos, a realização desta atividade tem contribuído para que estes trabalhadores e suas famílias tenham a possibilidade de ampliar sua fonte de renda com a arrecadação de todo papel recebido.

“O trote também é exemplo de solidariedade, uma vez que, ao acolher os novos alunos, promove reflexão a partir do gesto simples de separar aquele material, que foi utilizado no seu percurso estudantil, para ser doado aos catadores de materiais recicláveis durante a Semana do Calouro”, ressaltam os organizadores da ação.

Resíduos urbanos - A realização do trote também alerta e trabalha para a resolução de um outro problema que tem sido centro de debate atualmente, que é a destinação correta de resíduos sólidos produzidos em centros urbanos e a necessidade da conscientização de cada cidadão quanto à geração e ao consumo de materiais. De 2012 a 2021, o projeto já arrecadou um total de 13.904,27 kg de papel, que pôde ser reaproveitado de forma correta, em vez de ter como destino os aterros sanitários.

Desta forma, ao mesmo tempo que atua na destinação correta do material, o Trote Solidário e Sustentável “O Papel do Calouro da UFPA” também trabalha para que o(a) estudante tenha entendimento sobre a importância do seu papel como cidadão e para que ele(a) tenha conhecimento sobre o papel da Instituição, no que diz respeito à divulgação dos aspectos socioambientais contidos no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e no atendimento das disposições contidas no Plano de Gestão e Logística Sustentável (PLS).

Bibliotecas comunitárias - Além de atuar na destinação correta do material recebido, independentemente do seu estado de conservação, o projeto também tem aproveitado o grande volume de livros recebidos, dos mais variados gêneros e em bom estado de conservação, para doar a projetos sociais, especialmente, bibliotecas comunitárias. Assim, as obras podem vir também a colaborar com a preparação de outros estudantes que ainda almejam entrar no ensino superior.

Ou seja, a realização do Trote Solidário favorece para que diversos setores da sociedade possam ser beneficiados: catadores, que passam a ter um bom volume do material necessário para a sua renda familiar; calouros(as), que adquirem a perspectiva de um novo olhar sobre o seu papel de cidadão e suas responsabilidades; usuários de bibliotecas comunitárias, que passam a contar com uma renovação do acervo disponível;  a UFPA, que atende às suas metas e atua na promoção de uma sociedade mais consciente de seu papel social; e a sociedade como um todo, que deixa de sofrer más consequências da destinação inadequada de resíduos sólidos.

Como participar - Durante a Semana do Calouro, a equipe do projeto terá um ponto de arrecadação de material no estacionamento do Centro de Eventos Benedito Nunes (CEBN), no período de 14 a 18 de março, das 9h às 12h. Podem ser doados apostilas, rascunhos, cadernos e livros usados.

Além de recolher e documentar o material recebido, a equipe do projeto também atua na aplicação de questionário aos calouros para revelar o perfil socioambiental dos alunos ingressantes e realiza orientações acadêmicas nas faculdades, com uma breve explicação da ação e sobre a importância da participação. Todas as atividades do trote contam com a participação de alunos veteranos e de calouros.

Trote Solidário e Sustentável da UFPA: “O Papel do Calouro da UFPA”

Período: de 14 a 18 de março de 2022
Local de arrecadação: ao lado do Centro de Eventos Benedito Nunes - Campus Básico da Cidade Universitária Prof. José da Silveira Netto.
Horário: das 9h às 12h
Acesse a programação completa da Semana do Calouro aqui.

Texto: Divulgação Trote Solidário e Sustentável
Fotos: Alexandre de Moraes