Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > UFPA recebe visita do Escritório do Quebec no Brasil
Início do conteúdo da página

UFPA recebe visita do Escritório do Quebec no Brasil

  • Publicado: Sexta, 11 de Março de 2022, 16h05

Visita Quebec

No mês dedicado à francofonia, a Universidade Federal do Pará (UFPA), representada pela diretora de Acordos e Relações Internacionais da UFPA, Maria Amélia Enríquez, e pelo diretor do Instituto de Ciências Exatas e Naturais, Marcos Diniz, recebeu a visita de dois enviados do governo do Quebec no Brasil, Sarah Sánchez, vice-cônsul do Canadá no Consulado Geral do Canadá em São Paulo, e  Rafael Baldrighi, assistente em educação, cultura e francofonia no Escritório do Québec em São Paulo. A reunião foi realizada nesta sexta-feira, 11, no Centro de Internacionalização da UFPA. 

O encontro teve como objetivo a discussão de possíveis parcerias entre as duas instituições com vistas a acordos de ampliação em oportunidades de ensino, pesquisa e de ofertas de trabalho entre Canadá e Brasil. Além do avanço em futuros acordos para a mobilidade acadêmica, há a expectativa de parceria com a Casa da Francofonia, projeto em vias de implantação, no Centro de Internacionalização, programada ainda para este ano, já com apoio confirmado da Embaixada da França no Brasil. 

“Assim como o Pará, Quebec é uma província mineral, mas com o diferencial de que este investe fortemente em ciência, tecnologia e inovação, sendo um polo de inovação em Tecnologias da Informação, o que pode gerar  uma aproximação muito proveitosa para as instituições e com forte possibilidade de acordos para ampliar o leque de oportunidades de internacionalização oferecidas à nossa comunidade”, avalia a professora Maria Amélia. 

Visita Quebec 1“São possibilidades inúmeras. Do ponto de vista da pesquisa, temos estudos avançados em relação à interação homem-máquina e inteligência artificial, uma das áreas por que o Canadá demonstra interesse. No ensino, teríamos o intercâmbio cultural, com a possibilidade de atender aos nossos estudantes da graduação. E, por fim, seria possível criar frentes de trabalho para nossos egressos de diferentes campos do conhecimento”, pontuou Diniz, após ouvir do Escritório o especial interesse de Quebec por profissionais ligados às áreas de Tecnologia da Informação

Fundado em 2008, o Escritório de Quebec em São Paulo busca promover trocas em diferentes setores, incluindo economia, inovação, educação e pesquisa. “Essa é a primeira missão oficial do Escritório em Belém, que entendemos ser um ator-chave na região para ação de Quebec no Norte do Brasil”, destacou Rafael Baldrighi, assistente em educação, cultura e francofonia no Escritório. Para a conselheira em Promoção e Prospecção do Escritório do Québec em São Paulo e vice-cônsul no Consulado Geral do Canadá em São Paulo, Sarah Sánchez, a UFPA é uma referência em ensino na Amazônia. 

“Reconhecemos a UFPA como uma grande universidade propulsora de talentos e estar aqui nesta visita nos faz constatar isso. Estamos impressionados com o campus e animados em estabelecer possíveis pontes de parcerias”. 

Internacionalização - Atualmente, a UFPA tem quatro acordos vigentes com instituições canadenses. Em Quebec, por intermédio do Programa de Pós-Graduação em Estudos Antrópicos na Amazônia (professor José Guilherme Fernandes); em Kingston, com um projeto de energias alternativas e atendimento à população ribeirinha na Amazônia (professor Wilson Negrão); em Calgari, por meio do Programa de Engenharia Mecânica do Instituto de Tecnologia (professor Gerson Vaz); além de Guelph, também pelo Instituto de Tecnologia. 

Ao todo, a Instituição, por meio da Pró-Reitoria de Relações Internacionais (Prointer), mantém ativos 124 acordos com 36 países. “A UFPA é protagonista na região e na Pan-Amazônia. Nossa perspectiva é que nossa internacionalização possa ser vista na pesquisa, no ensino, na extensão e na interculturalidade”, concluiu a diretora de Acordos e Relações Internacionais da UFPA. 

Texto e fotos: Edmê Gomes

registrado em:
Fim do conteúdo da página