Página inicial > Ultimas Notícias > UFPA divulga a primeira lista de repescagem do PS 2022

UFPA divulga a primeira lista de repescagem do PS 2022

• Publicado: Terça, 15 de Março de 2022, 13h00

PS 2022 Chamada 2 Portal

O Centro de Registros e Indicadores Acadêmicos (CIAC) da Universidade Federal do Pará divulgou, nesta terça-feira, 15 de março, a segunda chamada (primeira repescagem) do Processo Seletivo 2022. Os(As) candidatos(as) que constam na nova lista de classificados(as) devem realizar a habilitação ao vínculo institucional já nesta terça-feira,15 de março de 2022, para que realizem a primeira etapa desse vínculo

A habilitação ao vínculo institucional envolve algumas etapas. A primeira consiste no preenchimento do Cadastro Online de Calouros, que estará aberto das 14h do dia 15 até as 14h do dia 18 de março de 2022. Já a segunda etapa constará da entrega dos documentos obrigatórios, originais e cópias, de forma presencial, nos locais, dias e horários a serem divulgados até as 14h desta quarta-feira, 16 de março, no site do CIAC. Há, ainda, a validação da autodeclaração de pessoa negra (preta ou parda) por Banca de Heteroidentificação e a validação da autodeclaração de pessoa indígena por Comissão de Verificação da Autodeclaração de Indígena, para o caso de classificados(as) em vagas de Cotas PPI; e a verificação da condição de pessoa com deficiência (PcD) por Comissão Multiprofissional de Verificação de PcD, no caso de classificados(as) em vagas destinadas a PcD.

É importante que o(a) candidato(a) convocado(a) esteja atento(a) ao grupo de vagas ao qual foi convocado(a), pois deverá apresentar a documentação relativa a esse perfil de inscrição. Quem não seguir as regras do edital quanto às recomendações para a apresentação de documentação e convocação estará sujeito(a) à perda da vaga. Já aqueles(as) convocados(as) que desejarem desistir da vaga devem informar a desistência ao CIAC, pelo e-mail mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., com o assunto: DESISTÊNCIA_CURSO_NOME DO(A) CANDIDATO(A).

Verificação de autodeclaração de pessoa negra ou indígena - No caso de estudantes autodeclarados(as) pessoas negras, haverá uma avaliação presencial por uma Banca de Heteroidentificação, tomando por referência exclusivamente o fenótipo social do(a) estudante. O fenótipo social é um conjunto de características pelas quais as pessoas são vistas e consideradas negras (cor da pele e outras características físicas, principalmente faciais), as quais lhes deixam vulneráveis às discriminações e ao racismo.

No caso das pessoas autodeclaradas indígenas, classificadas em vagas de Cotas PPI, precisarão apresentar sua documentação de pertencimento étnico (original e cópia), conforme o edital, à Comissão de Verificação da Autodeclaração de Indígena.

Se não deferido pela Banca de Heteroidentificação ou pela Comissão de Verificação da Autodeclaração de Indígena, o(a) candidato(a) poderá apresentar recurso e será avaliado por uma segunda banca, a Banca Recursal, que emitirá parecer final.

Verificação de autodeclaração PcD - Candidatos(as) que ingressaram em vagas de cotas para pessoas com deficiência (PcD) terão sua documentação avaliada também por uma Comissão Multiprofissional de Verificação de PcD. Se restar alguma dúvida sobre a documentação apresentada pelo candidato(a), este(a) poderá ser convocado(a) para uma banca presencial. O ingresso desse(a) condidato(a) ao curso está condicionado a essa validação pela CMV da condição autodeclarada de PcD.

Os prazos para interposição de recurso em cada etapa estão previstos no edital.

Texto e arte: Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA