Página inicial > Ultimas Notícias > Centro de Memória da Amazônia realiza atividades para alunos do curso de História

• Publicado: Quarta, 16 de Março de 2022, 14h15

Semana do Calouro CMA

O Centro de Memória da Amazônia (CMA), unidade ligada à reitoria da Universidade Federal do Pará, realizará uma programação especial para a Semana do Calouro dos cursos de História dos campi de Belém e Ananindeua, nos dias 17 e 18 de março de 2022. A programação tem o intuito de aproximar os calouros de História de 2022 com os estudantes dos anos de 2021 e 2020 que pouco se familiarizaram com o espaço, devido ao cenário pandêmico.

A programação contará com conferências de abertura sobre “A História de trabalhadores e artistas nas coleções do Centro de Memória da Amazônia”, em Belém, e “A pesquisa histórica a partir de estatutos: pistas sobre práticas de associativismo”, no campus de Ananindeua. Além disso, haverá a exibição do filme “Severa Romana”, sobre o crime sofrido pela personagem homônima, e uma visita guiada ao Centro de Memória da Amazônia.

"Durante os dois anos do ensino remoto, o campo da história deixou a desejar no quesito ver e tocar os documentos, o que é muito importante e significativo para um historiador, pois a História não é feita apenas pelo processo, mas está interligada também com a memória. Quando se põe a mão no papel, se transforma o conhecimento histórico e se estimula o processo de graduação do historiador", ressalta Magda Ricci, atual diretora do Centro de Memória da Amazônia.

Para participar da Semana do Calouro do CMA, os discentes de História da UFPA dos campi de Belém e Ananindeua devem preencher o formulário disponível aqui. A programação também irá marcar o retorno do funcionamento do CMA ao sistema presencial, estabelecendo a abertura da unidade nos cinco dias úteis.

Centro de Memória da Amazônia - O CMA-UFPA possui um acervo de documentos processuais e livros notariais, que abarcam desde o século 17 ao século 20, oriundos do sistema judicial do Pará, da capital e do interior. Há também uma sessão de obras vindas do poder judiciário, livros notariais, acervos pessoais e de personalidades jurídicas, que auxiliam a compreensão da História da região e criam possibilidades de produção científica das Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas, Arte, etc.

“O acervo do CMA conta com cartas de alforria, documentos de casamento, títulos de terra, que levam à experiência da época retratada, possibilitando aos alunos e visitantes tocarem coisas e objetos de outras épocas", lembra a diretora do Centro.

Semana do Calouro do Centro de Memória da Amazônia

Data: dia 17 e 18 de março de 2022