Página inicial > Ultimas Notícias > Projeto Acolher retorna com reuniões presenciais voltadas à saúde mental de pós-graduandos

• Publicado: Sexta, 18 de Março de 2022, 17h42

Evento Acolher

O Projeto de Extensão Acolher, da Universidade Federal do Pará (UFPA), vai retornar com os encontros presenciais da “Roda de Conversa e Acolhimento de Saúde Mental” voltados para pessoas inseridas no contexto da pós-graduação, assim como residentes. A ação ocorrerá no dia 22 de março de 2022, às 14h, na sala 17, no prédio dois do Núcleo de Teoria e Pesquisa do Comportamento (NTPC), Campus Guamá, próximo ao portão 2.

Criado em 2018, o Projeto Acolher tem como objetivo disponibilizar um espaço para que alunos dos programas de pós-graduação e residência da Região Metropolitana de Belém se sintam confortáveis em compartilhar questões pessoais sobre saúde mental e emocional. Recentemente o projeto buscou expandir e também abriu espaço para o corpo técnico da Instituição nos espaços de acolhimento.

“Cada vez mais, há estudantes de pós-graduação adoecidos, com transtornos de ansiedade e depressão, o que interfere em seu desempenho, resultando em bloqueios de escrita, trancamento, atraso e até o abandono do curso, por isso é importante que a saúde mental/emocional seja estimulada na pós-graduação”, afirma Rachel Ripardo, coordenadora do projeto.

Durante a pandemia, o projeto precisou migrar para o modelo remoto e focou também na divulgação de conteúdo nas redes sociais, como o instagram, para manter o sentimento de contato mais próximo com os pós-graduandos. Para o retorno presencial, espera-se o retorno também daqueles que não se sentiram confortáveis para participar do modelo remoto.

Como participar - As Rodas de Conversa e Acolhida do Projeto Acolher retornarão mensalmente e a primeira ocorrerá no dia 22 de março de 2022. Para participar, basta aparecer no dia e local da reunião, sem a necessidade de inscrição.

Roda de Conversa e Acolhimento sobre Saúde Mental

Dia: 22 de março de 2022

Hora: das 14h às 16h.

Local: Prédio 2 do NTPC, ao lado do Campus Guamá da UFPA.

Texto: João Freitas - Assessoria de Comunicação da UFPA
Arte: Pixabay