Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > Progep apresenta perspectivas de desenvolvimento de servidores para 2022
Início do conteúdo da página

Progep apresenta perspectivas de desenvolvimento de servidores para 2022

  • Publicado: Segunda, 21 de Março de 2022, 17h44

PDP ufpa

A Pró-reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoal (Progep) reunirá dirigentes das unidades da UFPA e servidores na quinta-feira, 24, às 15h, no auditório do Capacit, com objetivo de apresentar as perspectivas de capacitação e desenvolvimento de servidores para 2022 e também socializar as conquistas obtidas nos últimos anos. A abertura do evento contará com a presença do reitor, Emmanuel Tourinho, do Pró-reitor de Desenvolvimento e Gestão de Pessoal, Ícaro Pastana, e da Diretora de Capacitação e Desenvolvimento, Gisele Marques.

Na ocasião, serão abordadas as informações do último ciclo de revisão do Plano de Desenvolvimento de Pessoas da UFPA (PDP/2022), documento que reúne as iniciativas de capacitação de todas as unidades, e apresentadas as principais estratégias para execução das ações previstas. Serão apresentadas também as diretrizes normativas mais recentes, de acordo com o Decreto n° 9.991/2019, que reeditou a Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoas (PNDP), condicionando a concessão de licenças e afastamentos à previsão no plano. Por fim, será realizado um apanhado geral dos avanços da política de desenvolvimento de servidores da UFPA nos últimos anos, com a apresentação da evolução dos indicadores na área.

“Em poucos anos, tivemos avanços significativos na condução da política de desenvolvimento de pessoas da UFPA. Sobretudo, houve grande esforço da gestão para ampliação de vagas de pós-graduação (mestrado e doutorado) aos servidores, até mesmo por meio de turmas direcionadas a eles, com conteúdos em consonância com as atividades profissionais desenvolvidas. Foram quase 150 vagas, desde 2019. Estima-se, inclusive, que mais de 10% do nosso efetivo atualmente esteja em processo de qualificação, o que é um número impressionante, dadas as proporções da universidade. Essas informações serão melhor exploradas no evento”, relata o Pró-reitor de Desenvolvimento e Gestão de Pessoal, Ícaro Pastana.

O dirigente destaca, ainda, a criação do Programa de Auxílio à Qualificação (Proquali), em 2020, destinado à concessão de auxílio financeiro aos discentes servidores da instituição mediante critérios definidos na Resolução n° 1.508/2020 do Consad, o qual terá nova edição com número ampliado de vagas em 2022.  A otimização da oferta de cursos de capacitação alinhada às necessidades institucionais também tem tido atenção constante, com a perspectiva de maior alinhamento com as unidades, especialmente no sentido de atender às suas competências específicas.

“Poder partilhar os resultados que a política de desenvolvimento de pessoas na UFPA tem obtido é um compromisso com a transparência institucional e, sobretudo, motivo de muita alegria”, finaliza Gisele Marques, Diretora do Capacit.

Texto e arte: Assessoria Progep/UFPA

registrado em:
Fim do conteúdo da página