Página inicial > Ultimas Notícias > UFPA inaugura novo prédio da Faculdade de Dança em Belém

UFPA inaugura novo prédio da Faculdade de Dança em Belém

• Publicado: Quinta, 24 de Março de 2022, 09h59

Inauguracao predio danca

A Faculdade de Dança (Fadan) do Instituto de Ciências das Artes (ICA) da Universidade Federal do Pará (UFPA) recebeu, na última sexta-feira, 18 de março, seu novo prédio para atividades acadêmicas e produção de conhecimento. Localizado na travessa 3 de Maio, em Belém, além de salas de apoio técnico, o espaço vai abrigar instalações para prática de ensino, pesquisa e extensão.

A entrega foi oficializada pelo reitor da UFPA, Emmanuel Zagury Tourinho, em conjunto com a diretora da Fadan, Daísa do Rosário. Contou também com as presenças dos pró-reitores de Administração, Raimundo da Costa Almeida; e de Extensão, Nelson de Souza Júnior; da diretora do ICA, Adriana Azulay; da diretora da Escola de Teatro e Dança (ETDUFPA), Iara Regina da Sila; do coordenador do curso de Música, Jonathan Miranda; e do diretor do Centro Acadêmico do Curso de Dança, Rodrigo Oliveira; além do prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues; da secretária municipal de Educação, Márcia Brito; e da comunidade da Faculdade de Dança.

18.03.2022 Lancamento de Livro e Inauguracao Escola de Danca Foto Alexandre de Moraes 5O prédio entregue é resultado do diálogo de professores, técnicos e estudantes do curso com a atual gestão da Universidade. “Hoje é um dia muito especial para todos nós. É a concretização de uma demanda antiga, iniciada ainda em 2016, quando começamos a pensar a necessidade de criação da Faculdade de Dança, o que aconteceu em dezembro de 2019”, lembrou a diretora da Fadan, Daísa do Rosário.

“O prédio ainda não atende a todas as necessidades da Dança, mas representa uma grande conquista termos nosso espaço, afinal, o curso de Dança exige um espaço mais específico e adequado para sua prática”, completou. Inicialmente, o prédio atenderá a toda a parte administrativa da faculdade, além de projetos de pesquisa e extensão. As atividades de ensino serão distribuídas entre as novas instalações e a ETDUFPA.

18.03.2022 Lancamento de Livro e Inauguracao Escola de Danca Foto Alexandre de Moraes 66O reitor Emmanuel Tourinho lembrou que o esforço conjunto realizado pela gestão superior, pelos docentes, pelos alunos e pelos técnicos foi primordial para a entrega do espaço, ainda que em tempos de crise e de dificuldades econômicas.

“Empenhados em sempre avançar, apesar das adversidades, temos procurado apoiar os cursos das áreas das Artes por várias razões, mas, principalmente, por entender que não é possível termos  uma boa universidade sem as Artes. Vocês têm um papel fundamental dentro da universidade e irradiam uma capacidade de compreensão do mundo que é muito necessária para a formação dos estudantes e de toda a comunidade acadêmica”, destacou o reitor.

A criação da Faculdade de Dança da UFPA foi proposta pelos docentes do Instituto de Ciências das Artes e aprovada pelo Conselho Universitário (Consun) em dezembro de 2019. Atualmente, é composta por 11 docentes e um professor colaborador.

18.03.2022 Lancamento de Livro e Inauguracao Escola de Danca Foto Alexandre de Moraes 101Lançamento de livro - Ainda como parte da programação de inauguração do novo prédio da Faculdade de Dança, foi realizado o lançamento de livro do professor João de Jesus Paes Loureiro, que é docente colaborador e voluntário da Fadan.

Intitulada Filosofia da dança, a nova obra do autor é resultado da sua experiência no exercício da disciplina oferecida aos discentes da Fadan com esse tema. Segundo o professor, o livro busca fazer compreender que a Filosofia da Dança é o que emerge da coreografia e não apenas os princípios filosóficos levantados pelos grandes pensadores.

18.03.2022 Lancamento de Livro e Inauguracao Escola de Danca Foto Alexandre de Moraes 94“Eu sempre discordei, quando se fala em Filosofia da Arte ou Filosofia da Dança, do modo como se falam e se fazem as análises centradas sobre o que filósofos entendem sobre a Arte ou Dança. Ora, isso é Filosofia sobre a dança, então eu busquei reverter. A Filosofia da Dança não é o que falam sobre a dança, é o que dança pensa sobre a realidade e quase não há bibliografia sobre isso. Assim nasce o meu livro”, refletiu o autor entre aplausos durante o lançamento.

Na oportunidade, o reitor da UFPA fez questão de destacar a dedicação de Paes Loureiro à Arte e ao Ensino. “O professor João de Jesus Paes Loureiro, com a sua atividade como poeta e como docente, tem sido um dos grandes construtores da Universidade, contribuindo com várias unidades e subunidades diferentes. Sempre circulou dentro da Instituição mobilizando seu talento e energia”, elogiou.

A obra Filosofia da Arte tem capa de Marcílio Caldas, com fotografia de Lenu. Foi lançada pela Mezanino Editorial e pode ser adquirida na internet, pelo site mezaninoeditorial.com.br.

18.03.2022 Lancamento de Livro e Inauguracao Escola de Danca Foto Alexandre de Moraes 437 2Apresentações artísticas - Finalizando a programação de inauguração, a organização preparou uma série de três apresentações artísticas. O Coro Cênico Elegbara apresentou canções do Projeto Brinquedo Cantado da Amazônia, das professoras Lúcia Uchôa e Simei Andrade. O grupo surpreendeu o público com a canção “Artesão das Letras”, de composição das docentes, em homenagem a João de Paes Loureiro. O momento contou ainda com a apresentação do discente do curso de Dança Felipe Tomasso e dos professores Waldete Brito, Luiza Monteiro e Marcos Cardoso.

Texto: Edmê Gomes - Ascom UFPA

Fotos: Alexandre de Moraes - Ascom UFPA