Página inicial > Ultimas Notícias > Mulheres, gênero e identidades plurais na Literatura e nas Artes será tema de simpósio internacional

• Publicado: Quarta, 30 de Março de 2022, 14h55

Mulheres Literatura Artes

Do dia 4 ao dia 6 de maio de 2022, acontecerá o I Simpósio Internacional ‘Mulheres, Gênero e Identidades Plurais na Literatura e nas Artes Amazônicas e Latino-Americanas’. O evento, realizado gratuitamente e no modelo híbrido, busca compartilhar os estudos, ligados à literatura e às artes, desenvolvidos em torno das questões de identidades plurais nas mais diversas linguagens. O prazo para submissão de resumos termina no dia 10 de abril, e as inscrições para ouvintes seguem até 20 de abril.

O simpósio é um produto que atua de modo integrado com o Projeto de Pesquisa Catálogo Prosético e busca desenvolver a escrita feminina pautada na literatura amazônica e latino-americana. O evento tem como objetivo reunir pesquisadores do Brasil e do exterior em um espaço para a troca de conhecimentos com a realização de conferências, mesas-redondas, palestras, lançamentos de livros, atividades culturais e apresentações de comunicações orais em grupos de trabalho com temáticas abrangentes. A organização é do Grupo de Pesquisa Mulheres Amazônidas e Latino-Americanas na Literatura e nas Artes (Malalas) da Universidade Federal do Pará (UFPA).

“Com o evento, se busca ampliar, cada vez mais, as discussões sobre as temáticas acerca de gênero, mulheres e identidades fazendo com que as pessoas tenham mais consciência sobre a pluralidade social”, conclui Cristiane de Mesquita, coordenadora do simpósio e do Grupo de Pesquisas Malalas.

Como participar - O I Simpósio Internacional “Mulheres, Gênero e Identidades Plurais na Literatura e nas Artes Amazônicas e Latino-Americanas” tem inscrição para ouvintes livres disponível até o dia 20 de abril, aqui.

Alunos de graduação ou pós-graduação na área de Letras e afins podem também submeter seus trabalhos que abordem a temática geral do simpósio com base em um dos eixos temáticos apresentados nos grupos de trabalho. Os eixos temáticos e formulários para inscrição podem ser acessados aqui. Os resumos devem ser redigidos em língua portuguesa, com apresentação do objetivo, da metodologia empregada, dos principais pressupostos teóricos e dos resultados, entre 150 e 300 palavras, além de 3 a 5 palavras-chave. O prazo para submissão termina em 10 de abril.

Inscrições para ouvintes até o dia 20 de abril: formulário disponível aqui.

Inscrições para submissão de trabalhos até o dia 10 de abril, através do link.

Texto: João Freitas - Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA
Arte: Divulgação