Página inicial > Ultimas Notícias > Projeto "IQ: conhecimento e resistência" está com as inscrições abertas para o curso de Informática Básica

• Publicado: Quinta, 31 de Março de 2022, 16h17

Curso Informática IQ

O Projeto "IQ: conhecimento e resistência" vai ofertar um curso de Informática Básica, gratuitamente, para alunos indígenas, quilombolas e de demais povos tradicionais alunos da UFPA. Desenvolvido por meio de uma parceria entre o Laboratório de Desenvolvimento de Ideias do Instituto de Tecnologia (LDI/ITEC) e a Superintendência de Assistência Estudantil (Saest), o projeto realiza atividades que ajudam na permanência desse grupo de estudantes na Universidade. As inscrições para o curso vão até o dia 31 de março ou até as vagas esgotarem.

Criado em 2017 para atender, especificamente, aos discentes indígenas e quilombolas da Faculdade de Serviço Social (Fass/UFPA), sob a coordenação das professoras Maria Amoras e Solange Gayoso, hoje o "IQ: conhecimento e resistência", juntamente com a Saest, e com apoio da Proex e do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas-ICSA , ampliou os seus serviços para os demais estudantes indígenas, quilombolas e demais povos tradicionais de diferentes cursos e Institutos da UFPA. As atividades ofertadas contam com uma metodologia que está ancorada em quatro eixos de ações: Apoio Pedagógico; Orientação à Assistência Estudantil; Formação na temática “Questão Racial e Políticas Afirmativas” e Assessoria às associações comunitárias de “direitos territoriais”.

Segundo a coordenadora do projeto, professora Maria Amoras, o objetivo do projeto é contribuir com a redução da retenção e da evasão acadêmica. “Esperamos contribuir com os serviços ofertados pela política de assistência estudantil da UFPA e fortalecer as ações empenhadas na garantia da qualidade do itinerário formativo dos discentes beneficiários dessa política”, afirma a coordenadora.

Curso de Informática Básica - O curso de Informática Básica tem o intuito de promover o domínio de operações básicas em equipamentos tecnológicos ligados à informação e comunicação, além de abordar o uso de ferramentas do Google e Microsoft 365, a fim de enfatizar a produção textual e recursos para apresentações. São ofertadas duas turmas entre os turnos da manhã e da tarde, cada uma com 25 vagas. Nessa ação, as oportunidades estão disponíveis também para alunos estrangeiros da UFPA. As inscrições podem ser realizadas via formulário eletrônico

Outras informações podem ser acompanhadas por meio das redes sociais do projeto: Facebook e Instagram, ou também pelo e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Atividades previstas para 2022 - Além do curso de Informática Básica, o Projeto "IQ: conhecimento e resistência" vai realizar outras ações ao longo do ano, entre elas: monitoria diária (nos dois turnos) para os discentes atendidos pelo projeto; circuito de oficinas (gêneros textuais, trabalhos acadêmicos, preenchimento do currículo lattes e metodologia de elaboração de pesquisa acadêmica em Ciências Sociais); sessão de filmes; sessões de estudosobre a temática do eixo de formação  e o seminário científico anual.

Serviços:

Curso de Informática Básica

Inscrições: Até 31 de março de 2022, pelo formulário eletrônico.

Turmas: Manhã e Tarde, com 25 vagas cada uma.

Mais informações, acesse as redes sociais: Facebook e Instagram

Texto: Leandra Souza - Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA