Página inicial > Ultimas Notícias > Trote Solidário e Sustentável arrecada mais de duas toneladas de papel na Semana do Calouro 2022

• Publicado: Sexta, 08 de Abril de 2022, 18h44

Resultado trote solidario

O Trote Solidário e Sustentável “O Papel do Calouro da UFPA”, que ocorreu entre os dias 14 e 18 de março, durante a Semana do Calouro 2022, arrecadou mais de duas toneladas de material reciclável, por meio das doações de calouros e servidores da Instituição. O projeto acontece desde 2012 com o objetivo de incentivar os novos alunos a separar o papel que utilizaram ao longo de sua preparação para o processo seletivo da Universidade, tais como apostilas, rascunhos, cadernos e livros usados.

O trote tinha como foco inicial os calouros. No entanto, como a ação consiste em possibilitar a destinação correta dos materiais antigos que foram utilizados e precisam ser descartados, outras pessoas da comunidade universitária também se motivaram a participar da doação.

Segundo Lúcia Almeida, da Coordenadoria de Meio Ambiente da Prefeitura Multicampi da UFPA, coordenadora do trote, todos os anos, aumenta o número de pessoas que contribuem com a arrecadação. “Este é um fato percebido pelos organizadores que coloca a UFPA como uma importante protagonista na mudança de uma cultura ambiental, passando a contribuir para um aumento significativo de materiais recicláveis que são desviados dos lixões e aterros sanitários”.

Além disso, o trote proporciona uma aula de cidadania e conscientização socioambiental, do mesmo modo que contribui para a formação de profissionais críticos, prontos para atuar na sua realidade social.

15.03.2022 Semana do calouro Foto Alexandre de Moraes 32Outra participação que fortalece os trabalhos durante a arrecadação são os voluntários. De acordo com Lúcia Almeida, os voluntários são fundamentais para a realização do trote. “É um time de veteranos de vários cursos de graduação e de pós-graduação, participando em diversas frentes de atuação, divididos em equipes: habilitação; recebimento do material doado pelos calouros; pesagem e anotação dos dados; triagem do material por categorias, aplicação dos questionários aos calouros; orientações acadêmicas nas faculdades e registros fotográficos, tal como a produção dos vídeos”.

Anderson Dutra, estudante do curso de Engenharia Sanitária e Ambiental da UFPA, afirma que sua participação como voluntário no projeto lhe proporcionou ótimas experiências. “Atuar na ação me permitiu momentos de alegria e de gratidão por saber que estou ajudando na diminuição de resíduos que poderiam ser descartados equivocadamente em aterros sanitários.”

Trote solidario 4Destino – A maior parte do material arrecadado foi entregue, no último dia 30 de março, para a Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis Filhos do Sol – CCMRFS Aconteceu. A cooperativa possui um total de 28 cooperados e fica localizada na Travessa Padre Eutíquio, 2647, próximo ao canal da Quintino, bairro Condor.

Segundo o responsável pela cooperativa, João Jorge Ribeiro, essas ações auxiliam na renda das pessoas que trabalham e sobrevivem da reciclagem, tal como ajuda o meio ambiente. “A doação feita pela UFPA contribui muito conosco, assim como ajuda na prosperidade do nosso trabalho”.

Outra parte das arrecadações, composta por livros de diversos gêneros e materiais para preparação de alunos concluintes do ensino médio aos processos seletivos, foi destinada à Campanha Semeadores de Leitura no Marajó, da Biblioteca Central da UFPA, que beneficiará a biblioteca da Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental (EMEIF) no município de Ponta de Pedras (Marajó).

Resultados – A ação deste ano alcançou a marca de exatos 2.036,5 Kg de materiais trazidos pelos novos e antigos alunos da UFPA. De 2012 a 2022, a arrecadação soma o montante de quase 16 toneladas de papel coletado, o que demonstra o empenho do projeto para a destinação adequada dos resíduos sólidos.

O trote também coletou outros dados no momento da entrega dos materiais por meio da aplicação de um questionário sobre o perfil socioambiental dos participantes.

Resultado do Trote Solidário e Sustentável da UFPA 2022.

Texto: Organização do trote e Leandra Souza - Ascom UFPA.
Fotos: Organização do trote e Alexandre de Moraes - Ascom UFPA.