Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > Grupo Parkinson retorna com a oferta de suas atividades para novos pacientes
Início do conteúdo da página

Grupo Parkinson retorna com a oferta de suas atividades para novos pacientes

  • Publicado: Segunda, 11 de Abril de 2022, 16h56

Grupopark22

O Grupo Parkinson atua desde 2015 na UFPA com o objetivo de desenvolver atividades de pesquisa e extensão relacionadas à área das Neurociências Aplicadas à Dança. A iniciativa retornou com as suas atividades presenciais após dois anos de paralisação, em virtude da pandemia da covid-19. Para celebrar esse retorno, o grupo está com a oferta de 50 vagas para o atendimento de novos pacientes. As inscrições estão disponíveis no site do grupo. 

Os participantes do grupo exploram as possibilidades da dança numa perspectiva terapêutica multidisciplinar que envolve os estudos da relação do corpo com o meio ambiente e os processos neurais que embasam aspectos emocionais, sensoriais e motores ligados à prática e seus efeitos sobre a atenuação sintomática da doença de Parkinson. 

Segundo a coordenadora do grupo, Lane Krejčová, os atendimentos oferecidos pela equipe são focados em terapias complementares à farmacologia para a diminuição dos sintomas da doença. “Fazemos avaliações clínicas regulares para verificar os efeitos das abordagens terapêuticas. Uma das principais atividades consiste em método de dançaterapia desenvolvido especificamente para o trabalho dos sintomas da doença, o Método Baila Parkinson.”

Chamada - A decisão de realizar essa chamada tem o intuito de atrair novos pacientes para o retorno das atividades do Grupo Parkinson. As 50 vagas disponíveis são para qualquer pessoa que possua o diagnóstico de Parkinson e que esteja em tratamento farmacológico (remédios) da doença. 

“A Doença de Parkinson ainda não tem cura, e é de extrema importância para a redução dos sintomas que as pessoas acometidas, para além dos medicamentos, realizem algum tipo de atividade física e/ou terapias físicas complementares. Nossas ações consistem em abordagens terapêuticas desenvolvidas por time multidisciplinar dedicado a estudar a doença e são especificamente voltadas à atenuação sintomática e melhoria dos aspectos motores, sensoriais, psicoemocionais e de qualidade de vida de pessoas com Parkinson”, afirma Lane Krejčová.

Como participar - Para receber os atendimentos do Grupo Parkinson, basta preencher a ficha de inscrição, disponível no site. Para aqueles interessados que ficarem na lista de espera caso haja alguma desistência de vaga, o Grupo Parkinson vai informá-los para ocuparem a vaga por telefone ou por e-mail.

O projeto oferece assistência em terapias complementares e não substitui a necessidade de acompanhamento com o seu neurologista e a manutenção do esquema de medicações receitado pelo médico.

Doença de Parkinson - A doença apresenta comprometimento nas manifestações motoras e não motoras de seus pacientes, de tal modo que ocasiona, como um dos sintomas iniciais, tremores nas mãos. O método de tratamento mais recomendável é a associação de terapias complementares à farmacologia, técnica aplicada pelo Grupo Parkinson. 

Em 11 de abril, é comemorado o Dia Mundial de Conscientização sobre a Doença de Parkinson, data que procura lembrar as pessoas dos principais sintomas da doença, a fim de possibilitar o diagnóstico precoce. 

Serviço

Chamada para novos pacientes ao Grupo Parkinson

Inscrições: Acesse aqui.

Número de Vagas: 50 vagas

Mais informações acompanhe o site

 

Texto: Leandra Souza - Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA.
Imagem: Reprodução Google

registrado em:
Fim do conteúdo da página