Página inicial > Ultimas Notícias > UFPA recebe visita de comitiva da embaixada do Reino Unido para estabelecer cooperação internacional

• Publicado: Terça, 12 de Abril de 2022, 13h01

WhatsApp Image 2022 04 12 at 09.38.11

A Universidade Federal do Pará (UFPA) recebeu, na quinta-feira, 31 de março, a visita de representantes da Embaixada do Reino Unido no Brasil, no contexto de realização de atividades do Programa Chevening na Instituição. Este consiste em um programa mundial de bolsas de estudo do governo britânico, financiado pelo Ministério das Relações Exteriores do Reino Unido (FCO) e organizações parceiras. A ocasião também foi oportunidade para discussão de outras formas de cooperação científica entre a Federal paraense e instituições científicas britânicas.

O reitor da UFPA, Emmanuel Zagury Tourinho, conversou com os visitantes Christopher Wright, chefe da missão e vice-embaixador; e Aline Khoury, gerente sênior de Desenvolvimento Social Internacional do Reino Unido. Também participaram da reunião o pró-reitor de Relações Internacionais da UFPA, Edmar Costa, e a professora Larissa Chermont, docente da UFPA e ex-bolsista do Programa Chevening.

WhatsApp Image 2022 04 12 at 09.38.15O reitor falou sobre o contínuo esforço da UFPA para o fortalecimento da área de pós-graduação e produção científica, de modo que, atualmente, a Instituição possui 144 cursos de mestrado e doutorado, assumindo o sexto lugar entre as instituições brasileiras que mais se destacam no sistema nacional de pós-graduação e a primeira na Amazônia. Segundo Emmanuel Tourinho, as áreas pesquisadas na Universidade são muito próximas das de interesse do Reino Unido, o que já seria um estímulo para possíveis parcerias.

O dirigente citou as temáticas sobre mudanças climáticas, desenvolvimento sustentável, biodiversidade, biotecnologia, energias renováveis, tecnologia de informação e comunicação, além do desenvolvimento social dos povos da Amazônia como áreas de destaque na produção científica da UFPA, “certamente consideradas expertises indispensáveis para o enfrentamento de problemas que vêm recebendo atenção no mundo inteiro, em suas interfaces com as questões do clima e meio ambiente”. Além disso, Emmanuel Tourinho mencionou o interesse da UFPA em criar ambientes para integração de pesquisas lideradas por pesquisadores locais e estrangeiros.

Christopher Wright disse que o Reino Unido procura cooperações que envolvem a oferta de bolsas de Ciências nas áreas de farmacologia, bioeconomia e tecnologia, ciência da informação e inovação tecnológica, bem como o interesse em investir na pós-graduação de jovens em situação de vulnerabilidade socioeconômica.

A gerente Aline Khoury sugeriu a possibilidade de criação de uma cátedra de estudos a fim de ampliar a troca de culturas, de ideias e de pesquisas da UFPA não somente com universidades britânicas, como também com centros de pesquisas e de tecnologia do Reino Unido. ”É muito importante, para nós, entender o que a UFPA tem pesquisado em relação a meio ambiente e clima, áreas de pesquisas que têm sido prioridades para o Reino Unido, e entender como a Universidade atua quanto à inclusão de alunos em vulnerabilidade, principalmente indígenas e de minorias étnicas”, observou. Para ela, a primeira impressão foi muito positiva; e a reunião com o reitor, bastante produtiva. “Ficou claro que as pesquisas desenvolvidas na UFPA são de ponta, principalmente no que diz respeito à questão climática e ao interesse social da Universidade no sentido de envolver mais alunos de minorias e em vulnerabilidade”, comentou.

WhatsApp Image 2022 04 12 at 09.38.19Centro de Internacionalização - Em seguida à reunião, os visitantes foram conhecer as instalações do Centro de Internacionalização da UFPA, no qual estão as sedes de algumas cooperações em formato de cátedra já instaladas, como a Cátedra Camões, I.P., desenvolvida em parceria com a Embaixada de Portugal, e as que, em breve, serão estabelecidas com a França e a Espanha, esta última, a Cátedra Cervantes. A UFPA possui ainda uma Casa de Estudos Germânicos, uma Casa Brasil-África, bem como parcerias com o Instituto Confúcio, para o ensino de mandarim, e com a Embaixada da Itália, para a oferta de cursos de italiano.

O pró-reitor de Relações Internacionais, Edmar Costa, disse que é muito importante essa abertura de diálogo para o estabelecimento de parcerias mais estreitas com o Reino Unido. “Isso nos permite prospectar para que, num período próximo, a gente venha a ter aqui, na UFPA, uma interação maior com instituições e pesquisadores britânicos”, pontuou. O próximo passo é realizar um colóquio para colocar em contato pesquisadores da UFPA e britânicos interessados na realização de pesquisas em cooperação.

O reitor Emmanuel Tourinho também disponibilizou a estrutura do Centro de Internacionalização da UFPA para a realização de palestras, eventos culturais, exposições, apresentações artísticas, cursos e outras atividades de divulgação do Reino Unido à comunidade da UFPA.

Texto: Jéssica Souza - Ascom UFPA

Fotos: Alexandre de Moraes