Página inicial > Ultimas Notícias > Evento "Interligando Mundos: Abril Indígena 2022" discute a presença indígena na pós-graduação

• Publicado: Quarta, 13 de Abril de 2022, 09h27

abrind

Os últimos dados divulgados pelo Ministério da Educação, no início de 2019, indicavam que havia mais de 53 mil estudantes indígenas cursando o ensino superior. Já em relação à pós-graduação, sobretudo a strictu sensu, esses dados não são precisos. Em que medida os saberes indígenas hoje estão adentrando os currículos? Quantos professores indígenas atuam no ensino superior hoje em dia? De que forma as cosmologias indígenas estão presentes na universidade? Sabe-se que a graduação é um processo formativo que deixa de fora não apenas os saberes indígenas como também os saberes do cotidiano de forma geral. São esses questionamentos que estarão presentes no evento Interligando Mundos: Abril Indígena 2022, que ocorrerá no próximo dia 14, das 9h às 15h, uma realização do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Pará (PPGL/UFPA) e do Programa Amazoniando, entrevistas na TV conduzidas pela doutoranda indígena do PPGL UFPA Márcia Kambeba, em parceria com a Diretoria de Políticas Estudantis e Ações Afirmativas da Universidade Federal do Oeste do Pará -DPEAA/Ufopa.

WhatsApp Image 2022 04 13 at 09.16.19A programação vai reunir presencial e virtualmente estudantes indígenas da pós-graduação, no prédio do PPGL, no Campus Básico da UFPA - Guamá, para tratar especificamente dos alunos indígenas na pós-graduação strictu sensu. A mesa de abertura do Abril Indígena reunirá a diretora de pesquisa da Propesp/UFPA, professora Germana Sales; a diretora do Instituto de Letras e Comunicação (ILC/UFPA), professora Walkyria Magno; a coordenadora do PPGL/UFPA, professora Ivânia Neves; e representantes da Associação dos Povos Indígenas Estudantes da UFPA.  Entre os convidados, estão Luanna Arapiun, doutoranda em Educação (PGEDA/UFOPA/EDUCANORTE); Almires Martins Machado, indígena pertencente ao povo Guarani e Terena, doutor em Antropologia (UFPA); Putira Sacuena, indígena da etnia Baré, biomédica e doutoranda em Antropologia; entre outros pesquisadores indígenas.

Segundo a coordenadora do PPGL, o evento contribui para discussões sobre os saberes produzidos em uma universidade. “Na pós-graduação, a expectativa é que o estudante, de forma mais ativa, possa propor novos saberes, novas abordagens. No PPGL, só em 2020 estabelecemos as cotas, a presença das nossas doutorandas indígenas Márcia Kambeba e Jucicleide Pereira (Whapichana) nos abre a oportunidade para pensar a pós-graduação não apenas em Letras, mas também de forma geral.

Precisamos nos questionar sobre como os saberes indígenas adentram a universidade, se realmente eles se efetivam e o conflito que o aluno indígena enfrenta desde a graduação até a pós. A proposta do evento ‘Interligando mundos’ é incentivar que a universidade brasileira, ainda muito ocidentalizada, possa se enriquecer muito com a chegada dos saberes indígenas e que a nossa universidade não seja mais monocultural, que ela consiga se interligar a estes outros mundos”, reforça a coordenadora.

WhatsApp Image 2022 04 13 at 09.16.17Para Márcia Kambeba, a universidade é um direito dos indígenas que buscam pela interculturalidade. “A educação na aldeia indígena é um direito e é algo bem notório, o conhecimento do não indígena é importante para que a palavra seja a arma na defesa do nosso território. Com esse trecho do poema Educação indígena, de minha autoria, digo que a educação é ponte que interliga mundos, saberes, partilha experiências vividas por meio de narrativas que são contadas e recontadas. Por isso vejo que esse encontro do dia 14 será importante para que vejam que nossos saberes trazidos de nossos territórios podem fazer a diferença se respeitados nossos direitos e diferenças nesse espaço do saber. É preciso fumar o cachimbo da memória e sentir a fumaça do saber entendendo que também fazemos ciência. A universidade precisa ser, para nós, um espaço de acolhimento de nossas identidades e conhecimentos”, conclui a discente indígena do PPGL.

O evento é gratuito, com inscrições a se realizarem aqui.

Evento: Interligando Mundos: Abril Indígena 2022

Data: 14/04/2022, das 9h às 15h