Página inicial > Ultimas Notícias > Projeto Geossociolinguística e Socioterminologia (GeoLinTerm) lança edição especial para comemorar 25 anos de pesquisa

• Publicado: Quarta, 13 de Abril de 2022, 16h03

Portal 2022

O Macroprojeto de pesquisa Geossociolinguística e Socioterminologia (GeoLinTerm), ligado ao Laboratório de Linguagem da Universidade Federal do Pará (UFPA), é a versão mais atual do Projeto ALIPA (Atlas Geosociolingüístico do Pará), projeto criado e liderado pelo professor Abdelhak Razky desde 1996. Em 2021, o projeto completou 25 anos de atividade, com estudos realizados nas mais diversas áreas da linguística. Para comemorar essa marca, os coordenadores do projeto, que além de Razky conta também com a professora Marilucia Oliveira e o professor Alcides Lima, acabam de lançar a publicação Estudos Geossociolinguísticos (vol. 3), uma coletânea que contém textos de pesquisadores de várias universidades brasileiras e estrangeiras (Espanha, França, Itália e México).

A obra foi organizada pelos professores Alcides Lima, Abdelhak Razky e Marilucia Oliveira, coordenadores do GeoLinTerm, que assinam o texto de apresentação da publicação. A coletânea reúne 12 artigos, sendo seis artigos sobre variação lexical, um sobre variação morfossintática e outro sobre a variação fonética, além de dois textos que tratam sobre Línguas de Sinais, produzidos por pesquisadores de universidades estrangeiras.

“A variação é inerente à língua. Por essa razão, é importante pensar nos fatores que engatilham as mudanças, e de que forma elas acontecem. Documentar uma língua é documentar uma cultura, pois a língua reflete as relações humanas que ocorrem na sociedade. (...) Convidamos todos a comemorar conosco este produto, que representa, por tudo que vivemos neste momento, um esforço de resistência da Educação e da Ciência”, afirmam os coordenadores do macroprojeto.

A Geossociolinguística, denominação dada aos estudos desenvolvidos no GeoLinTerm, busca contemplar as mais diversas áreas da Linguística, embora na maior parte tenha trabalhado com o que se pode chamar de Linguística Aplicada. Assim, têm sido desenvolvidos trabalhos em vários campos, como Terminologia, Fraseologia, Geolinguística, Sociolinguística Variacionista, Ensino e Aprendizagem de Língua, Descrição e Documentação de Língua (incluindo estudos em comunidades indígenas e tradicionais), Contato Linguístico, Línguas de Sinais, Criação de Banco de Dados, Linguística Computacional.

O livro pode ser adquirido pela internet por meio do site da Pontes Editores, disponível aqui, e em outras lojas do ramo.

Para mais informações, os professores recomendam a leitura do capítulo 20 anos de ALiB no Norte do Brasil, de autoria dos referidos professores, publicado no livro “Documentos 7: ALiB – 20 anos de história”, organizado por Suzana Cardoso e colaboradores (2016).

GeoLinTerm - O grupo de pesquisa é voltado para as áreas da linguagem, mas podem participar discentes de informática, línguas estrangeiras, antropologia, ciências sociais, história, geografia; alunos tanto da graduação quanto da pós-graduação, além de professores da UFPA e de outras instituições.

Livro “Estudos Geossociolinguísticos - Edição comemorativa de 25 anos"

Locais de Venda:

Pontes Editores (site).