Página inicial > Ultimas Notícias > Parceria internacional entre Brasil, Colômbia e França resulta em ações técnico-metodológicas na região amazônica

• Publicado: Quarta, 27 de Abril de 2022, 16h30

Estabalecimento agrícola Portal 2022

A UFPA integra uma parceria internacional entre instituições do Brasil, da Colômbia e da França que resultou em uma série de atividades ligadas à disciplina “Inovações Sociotécnicas em Ambientes Amazônicos”. As atividades foram promovidas pelo Programa de Pós-Graduação em Gestão de Recursos Naturais e Desenvolvimento Local na Amazônia (PPGedam/UFPA), vinculado ao Núcleo de Meio Ambiente (Numa/UFPA), em parceria com a Cooperación Universidad de La Costa - CUC (Colômbia) e com a Le Mans Université (França), por meio do Programa Regional França, América Latina e Caribe (Prefalc).

O intuito dessa cooperação científico-acadêmica entre as universidades é fornecer instrumentos teórico-metodológicos que auxiliem na compreensão dos processos de inovação sociotécnica em ambientes da região amazônica. Entre as ações realizadas pelo projeto, estão o Seminário internacional “Inovações Sociotécnicas e Aprendizagens Territoriais: olhares cruzados França-Brasil-Colômbia” e três expedições a comunidades que impulsionam a agricultura familiar nos municípios de Santa Bárbara e Marapanim. As atividades foram coordenadas pelos professores Aquiles Simões e Rosana Maneschy, ambos da UFPA, e contaram com a participação da professora Diana Pinto (CUC) e da pesquisadora Guilhermina Cayres (Embrapa Cocais, Maranhão).

produção do chocolate De MendesEsta troca de conhecimento fomenta e fortalece a cooperação científica entre as três instituições envolvidas no projeto, ao mesmo tempo que auxilia a internacionalização da UFPA e, sobretudo, o crescimento do PPGedam/Numa. Ela funciona por meio da interface de saberes locais e científicos, que, por sua vez, contribuem para a reflexão, empoderamento e fortalecimento das organizações de agricultura familiar de base camponesa", afirma Aquiles Simões, coordenador do projeto no âmbito da UFPA.

O Prefalc facilita, ainda, a mobilidade para estágios e intercâmbios de docentes que pertençam aos programas de mestrado de cada uma das Instituições de Ensino Superior que o integram: Corporación Universidad de la Costa (Barranquilla, Colombie): Maestría en “Desarrollo Sostenible; Universidade Federal  do  Pará  (Belém, Brasil): Mestrado Profissional em “Gestão de Recursos Naturais e Desenvolvimento Local na Amazônia; e Le Mans Université  (France): Master “Gestion des Territoires et Développement  Local”.

A disciplina Inovações Sociotécnicas em Ambientes AmazônicosSeminário Internacional - O seminário internacional intitulado “Inovações Sociotécnicas e Aprendizagens Territoriais: olhares cruzados França-Brasil-Colômbia” realizou uma programação que teve como foco a compreensão dos processos de inovação sociotécnica local em ambientes amazônicos.

As discussões foram divididas em dois painéis. O primeiro, “Inovação, Ação e Interfaces Socioespaciais”, desencadeou debates com base em temáticas como: Ações locais como aprendizagens territoriais; Bifurcações e reconversão profissional de urbanos à agricultura - vetores de inovações? e Innovación con los campesinos - técnicas para aumentar la resiliencia de los agroecossistemas.

Já no segundo painel, “Na trilha das inovações locais e das aprendizagens territoriais'', os assuntos que surgiram foram: Cesta de bens e serviços territoriais - adaptações para territórios rurais brasileiros;  Cartografando Inovações Territoriais; Entre Segurança Alimentar e Nutricional e Bioeconomia - analisando o papel das inovações a partir da Sociobiodiversidade no sul do Brasil e, por fim, As inovações sociotécnicas como portadoras de desenvolvimento local.

CAPA estabelecimento agrícola da SraExpedições - A organização das expedições científicas contou com a participação de três grupos de pesquisa ligados ao PPGedam/Numa: Grupo de Estudos Diversidade Socioagroambiental na Amazônia (Gedaf); Grupo de Pesquisa Sociedade e Ambiente das Amazônias (GPSA-Amazônias) e Laboratório de Etnofarmácia (LAEF). As visitas foram realizadas em comunidades de agricultores familiares, com o foco em três temáticas: Agricultura Periurbana de Base Agroecológica; Experiência das Erveiras e Cartografia Participativa como Instrumento de Desenvolvimento Local. Essas visitas foram realizadas nos municípios de Santa Bárbara e Marapanim.

De acordo com Maria Lenir Trevisan, a visita em sua propriedade permitiu a aproximação entre a Universidade e as vivências da realidade local, algo que facilita a compreensão dos conceitos teóricos e possibilita uma análise com mais profundidade. “A nós, que aqui moramos, estabelecer esse tipo de vínculo com a academia proporciona uma parceria de mão dupla, além de estimular e sistematizar o nosso fazer agroflorestal”, afirma Lenir, proprietária do Sítio Caá Mutá e da fábrica “De Mendes”, localizados em Santa Bárbara.

Segundo o professor Aquiles Simões, essa conexão de saberes locais e científicos "contribui para a reflexão, empoderamento e fortalecimento das organizações de agricultura familiar de base camponesa".

Texto: Leandra Souza - Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA
Fotos: Assessoria Numa/UFPA