Página inicial > Ultimas Notícias > Processo Seletivo Especial 2022-4 destina 205 vagas em Licenciatura em Educação do Campo em cinco municípios

• Publicado: Sexta, 29 de Abril de 2022, 17h43

PSE Educação do Campo

A Universidade Federal do Pará (UFPA) lançou, nesta sexta-feira, 29 de abril, o edital do Processo Seletivo Especial 2022-4 para acesso aos cursos de Licenciatura em Educação no Campo, com ênfases em Ciências Naturais, em Ciências da Natureza, em Linguagens e Códigos e em Ciências Agrárias e Ciências da Natureza. Os cursos são ofertados pelos Campi de Abaetetuba, Altamira e Cametá, em cinco municípios: Igarapé-Miri, Porto de Moz, Vitória do Xingu, Limoeiro do Ajuru e Mocajuba. Em cada localidade, são 40 vagas de ampla concorrência e uma vaga adicional para pessoas com deficiência. A previsão do ingresso é para o 3o período letivo de 2022 (início em julho) ou para o 1o período letivo de 2023 (início em janeiro).

Os cursos de Licenciatura em Educação do Campo são realizados de modo presencial, em regime intensivo e em turno integral. Os(As) candidatos(as) serão selecionados(as) por localidade de oferta, conforme o seu desempenho no PSE 2022-4, e de acordo com a disponibilidade de vagas ofertadas para cada curso.

Podem participar da seleção candidatos(as) pertencentes a populações rurais (agricultores familiares, extrativistas, pescadores artesanais, ribeirinhos, assentados e acampados da Reforma Agrária, quilombolas, caiçaras, indígenas e outros) que habitem no campo, não possuam formação de nível superior iniciada ou concluída e, preferencialmente, já atuem como educadores(as) do campo.

Inscrições - A inscrição inicia a partir das 14h desta segunda-feira, 2 de maio, e segue até as 23h59 do dia 15 de maio de 2022, por meio do site da Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (Fadesp). No processo de inscrição, o(a) candidato(a) deverá cadastrar-se e preencher o formulário eletrônico de inscrição. Não haverá cobrança da taxa de inscrição, mas o(a) candidato(a) deve gerar e imprimir o boleto de pagamento, que servirá de comprovante de inscrição.

Além desse processo, o(a) candidato deverá enviar, via link disponibilizado na área de inscrição, os arquivos legíveis de três documentos: 1) o boleto bancário; 2) a Declaração de Pertencimento à população rural (conforme orientações no edital) e 3) Histórico Escolar e Certificado ou Declaração de Conclusão do Ensino Médio, ou Declaração da Escola/Sistema de Ensino, comprovando que o(a) candidato(a) está cursando o terceiro ano do ensino médio.

Esses documentos, caso as condições epidemiológicas permitam, também podem ser entregues em um dos seguintes locais: Faculdade de Etnodiversidade, no Campus Universitário de Altamira; Faculdade de Educação do Campo, no Campus Universitário de Cametá; ou Faculdade de Formação e Desenvolvimento do Campo, no Campus Universitário de Abaetetuba.

A partir do dia 18 de maio, será publicada, na página do PSE 2022-4, a homologação das inscrições, considerando a apresentação completa dos documentos.

Seleção - O processo de seleção consistirá em duas fases: 1) Prova Objetiva e Prova de Redação em Língua Portuguesa e 2) Entrevista Pessoal. As provas estão previstas para o dia 29 de maio de 2022, das 14h30 às 18h30; e a entrevista será no período de 9 a 11 de junho, das 8h às 12h e das 14h às 17h, com convocação a ser divulgada a partir do dia 6 de junho, no endereço eletrônico portalfadesp.org.br. Essas etapas serão presenciais, na sede dos campi da UFPA nas cidades de Abaetetuba, Altamira, Cametá, e no polo da UFPA em Porto de Moz.

Inclusão - Os cursos de Licenciatura em Educação do Campo visam atender à demanda por formação superior dos(as) educadores(as) das escolas do campo, com efetivo exercício nos anos finais do ensino fundamental e do ensino médio das redes de ensino. O PSE 2022-4 busca fortalecer a consolidação dos cursos de Licenciatura em Educação do Campo, à medida que oportuniza o acesso da juventude e dos educadores das escolas do campo à educação superior. Assim, essa oferta faz parte do processo contínuo da UFPA para minimizar as já conhecidas desigualdades na quantidade e qualidade de oferta da educação básica aos povos do campo.

De acordo com a Resolução CNE/CEB N.º 2/2008, a Educação do Campo compreende a educação básica em suas etapas de educação infantil, ensino fundamental, ensino médio e educação profissional técnica de nível médio integrada com o ensino médio e destina-se ao atendimento às populações rurais em suas mais variadas formas de produção da vida - agricultores familiares, extrativistas, pescadores artesanais, ribeirinhos, assentados e acampados da Reforma Agrária, quilombolas, caiçaras, indígenas e outros.

Processo Seletivo Especial 2022-4 - Educação do Campo

Inscrições: das 14h de 2 de maio até as 23h59 de 15 de maio de 2022, por meio do site da Fadesp.

Homologação das inscrições: a partir de 18 de maio de 2022.

Prova Objetiva e Prova de Redação em Língua Portuguesa: 29 de maio de 2022, das 14h30 às 18h30.

Entrevista: de 9 a 11 de junho de 2022, das 8h às 12h e das 14h às 17h, com convocação a ser divulgada a partir do dia 6 de junho.

Edital completo

Texto: Jéssica Souza – Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA