Página inicial > Ultimas Notícias > Conselho Superior de Administração aprova o Relatório de Gestão 2021 da UFPA

Conselho Superior de Administração aprova o Relatório de Gestão 2021 da UFPA

• Publicado: Sexta, 29 de Abril de 2022, 20h00

RG 2021 PORTAL

Relatório de Gestão 2021 da Universidade Federal do Pará (UFPA) foi aprovado pelo Conselho Superior de Administração (Consad) nesta sexta-feira, 29 de abril. O documento é uma síntese das principais estruturas de funcionamento da Universidade, das estratégias de gestão e dos resultados alcançados. O relatório presta contas à sociedade e aos órgãos de controle acerca do cumprimento da missão institucional no que se refere ao ensino, à pesquisa, à extensão e à gestão universitária.

Anualmente, os dados da Universidade são organizados e analisados pela Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (Proplan) com base nas informações fornecidas pelas diversas unidades administrativas e acadêmicas da UFPA. Na forma de relato integrado desde 2018, o documento se baseia em diretrizes da administração pública federal e do Tribunal de Contas da União. A Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA desenvolveu o projeto gráfico e a revisão do documento, visando favorecer a leitura dos dados por qualquer cidadão interessado.

O relatório é introduzido pela mensagem do dirigente máximo, o reitor da UFPA, Emmanuel Zagury Tourinho, seguido de cinco capítulos: 1. Visão Geral, Organizacional e Ambiente Externo; 2. Riscos, Oportunidades e Perspectivas; 3. Governança e Estratégia; 4. Resultados e Desempenho da Gestão; 5. Informações Orçamentárias, Financeiras e Contábeis.

No capítulo dos resultados, é possível consultar os dados e as análises relacionados aos indicadores dos objetivos estratégicos previstos no Plano de Desenvolvimento Institucional - PDI 2016-2025, além das ações, dos programas e dos projetos desenvolvidos nas áreas de ensino de graduação e de pós-graduação; pesquisa e inovação; extensão universitária; internacionalização; assistência estudantil e acessibilidade; responsabilidade social; sustentabilidade; excelência acadêmica; gestão orçamentária e financeira; gestão de pessoas; gestão de licitações e contratos; gestão patrimonial e infraestrutura; gestão de tecnologia de informação e gestão de custos.

Para o reitor da UFPA, “O Relatório de Gestão 2021 apresenta, de forma bastante abrangente, a Universidade Federal do Pará e dá visibilidade a resultados muito significativos, mesmo com as dificuldades enfrentadas em um período ainda fortemente afetado pela pandemia. Vemos o avanço da Universidade em todas as áreas e o reconhecimento nacional e internacional dos investimentos que temos feito para garantir a excelência acadêmica aliada à inclusão social. É sempre um desafio consolidar os dados de uma universidade com a dimensão da UFPA, mas é igualmente recompensador para a comunidade universitária ver os resultados desse esforço coletivo de servir à sociedade da Amazônia”.

A administradora Cristina Yoshino, pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional da UFPA, avalia como positiva mais essa prestação de contas da Universidade: “Todo o trabalho desenvolvido pela UFPA tem como resultado a entrega de ensino, pesquisa e extensão para a sociedade, por meio de uma gestão que busca eficiência, transparência e permanente aperfeiçoamento. O relatório de gestão, nesse formato de relato integrado, nos permite prestar contas de modo acessível e também avaliar melhor o desempenho institucional para buscar estratégias para continuarmos avançando nos resultados”.

O relatório de 2021 e dos anos anteriores pode ser acessado no site da Proplan. Outros documentos de prestação de contas da Universidade estão disponibilizados na página Transparência e Prestação de Contas.

Texto e imagem: Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA