Página inicial > Ultimas Notícias > Atlética Acadêmica de Medicina Poraquê, da UFPA, ganha primeira colocação na competição Intermed Norte

• Publicado: Quinta, 05 de Maio de 2022, 15h30

Evento atléticas

O Evento Intermed Norte é uma competição esportiva entre as Associações Atléticas Acadêmicas de Faculdades de Medicina - públicas e privadas - sediadas no Norte do Brasil. A Atlética Poraquê, representada pelos estudantes de Medicina da Universidade Federal do Pará (UFPA), foi a campeã deste ano. O Intermed Norte, em sua oitava edição, ocorreu em Araguaína (TO), com organização da Atlética Severa (UNITPAC/Araguaína). Também participaram algumas atléticas do Maranhão e do Piauí.

Contando com duas divisões, a competição englobou modalidades esportivas com naipe feminino e masculino, coletivas (vôlei, handebol, futsal, futebol society e basquete) e individuais (natação, truco, pôquer e tênis de mesa). A Atlética Poraquê (UFPA/Belém) ganhou oito medalhas de ouro, duas de prata e duas de bronze, totalizando 186 pontos, ficando em primeiro lugar entre todas as outras atléticas participantes do evento, sendo elas um total de dez, da primeira divisão.

Sendo a Associação Atlética Acadêmica de Medicina a mais antiga do Pará, a Atlética Poraquê - nome fantasia que identifica essa associação - tem um vasto histórico de competições. “Fomos campeões gerais na primeira edição do Intermed Norte, em 2013, realizado em Palmas / Tocantins. Além disso, temos o título de Bateria Tricampeã - 2015, 2016 e 2017 - da Disputa de Baterias, uma competição característica do Intermed Norte. Estivemos presentes em todas as edições de realização deste evento, sendo este considerado a nossa maior Competição Esportiva. Além do Intermed Norte, também participamos do Intermed Pará, no qual, em 2021, conquistamos o bicampeonato”, explica Vitória Teixeira, atual vice-presidente da AAAMUFPA.

Evento atléticas 1A aluna foi competidora do vôlei feminino entre 2018 e 2020 e contribui com a diretoria da Atlética desde 2019, atuando como diretora de Eventos e, atualmente, como vice-presidente. No momento, está no 10º semestre do curso de Medicina da UFPA. Já o estudante Lucas Fontes, atual secretário-geral da AAAMUFPA, além de ser o representante de time do time de basquete e capitão do time de basquete masculino, está na diretoria da Atlética desde agosto de 2019, tendo atuado como diretor de Esportes (basquete), diretor-geral de Esportes e secretário-geral. Atualmente, cursa o 7° semestre do curso de Medicina

Suor, sangue e lágrimas - Para ele, muitos fatores contribuíram para a construção do título de campeão geral do VIII Intermed Norte, mas considera o principal deles o empenho e o compromisso do corpo de atletas. “Visando à vitória e nunca desviando do objetivo, nossos atletas, com suor, sangue e lágrimas, construíram um caminho de preparação que se vê muito antes desse evento, já mostrando frutos em outras competições, como os títulos de campeões gerais no II Intermed Pará (2016) e no IV Intermed Pará (2021), do qual também fomos a atlética organizadora. Além disso, o corpo de organização da Atlética, a saber, a Diretoria Executiva e o Corpo de Representantes de Time, também contribuíram para a organização dessa preparação, tendo também crédito nesse título tão merecido. Ademais, contamos com o apoio de médicos formados pela UFPA, o qual se demonstra de extrema importância para os times conseguirem arcar com a rotina de treinos, ajudando nos custos de treinadores, quadras e materiais esportivos”, conta.

Evento atléticas 2O Intermed Norte teve quatro dias de competições esportivas e realizações festivas, e uma noite destinada à disputa das baterias. Sobre a premiação, além do reconhecimento alcançado no título de campeã geral, a Atlética recebeu R$ 1.000,00 ( um mil reais) como prêmio pelo título. Na disputa das baterias, pela colocação alcançada - 2° lugar - ganhou a premiação em dinheiro de R$ 500 (quinhentos reais).

Apoio - Para participar da competição, a Associação Atlética Acadêmica de Medicina da UFPA recebeu o apoio da direção da faculdade, nas pessoas dos professores Silvestre Neto e Silvia Bahia, e da pró-reitoria de Extensão (Proex/UFPA), com o auxílio do pró-reitor Nelson Souza Júnior e do secretário executivo Dário Borges Soares, que disponibilizou um ônibus para o transporte da equipe até o Tocantins.

Texto: Jéssica Souza - Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA