Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > Atlética Acadêmica de Medicina Poraquê, da UFPA, ganha primeira colocação na competição Intermed Norte
Início do conteúdo da página

Atlética Acadêmica de Medicina Poraquê, da UFPA, ganha primeira colocação na competição Intermed Norte

  • Publicado: Quinta, 05 de Maio de 2022, 15h30

Evento atléticas

O Evento Intermed Norte é uma competição esportiva entre as Associações Atléticas Acadêmicas de Faculdades de Medicina - públicas e privadas - sediadas no Norte do Brasil. A Atlética Poraquê, representada pelos estudantes de Medicina da Universidade Federal do Pará (UFPA), foi a campeã deste ano. O Intermed Norte, em sua oitava edição, ocorreu em Araguaína (TO), com organização da Atlética Severa (UNITPAC/Araguaína). Também participaram algumas atléticas do Maranhão e do Piauí.

Contando com duas divisões, a competição englobou modalidades esportivas com naipe feminino e masculino, coletivas (vôlei, handebol, futsal, futebol society e basquete) e individuais (natação, truco, pôquer e tênis de mesa). A Atlética Poraquê (UFPA/Belém) ganhou oito medalhas de ouro, duas de prata e duas de bronze, totalizando 186 pontos, ficando em primeiro lugar entre todas as outras atléticas participantes do evento, sendo elas um total de dez, da primeira divisão.

Sendo a Associação Atlética Acadêmica de Medicina a mais antiga do Pará, a Atlética Poraquê - nome fantasia que identifica essa associação - tem um vasto histórico de competições. “Fomos campeões gerais na primeira edição do Intermed Norte, em 2013, realizado em Palmas / Tocantins. Além disso, temos o título de Bateria Tricampeã - 2015, 2016 e 2017 - da Disputa de Baterias, uma competição característica do Intermed Norte. Estivemos presentes em todas as edições de realização deste evento, sendo este considerado a nossa maior Competição Esportiva. Além do Intermed Norte, também participamos do Intermed Pará, no qual, em 2021, conquistamos o bicampeonato”, explica Vitória Teixeira, atual vice-presidente da AAAMUFPA.

Evento atléticas 1A aluna foi competidora do vôlei feminino entre 2018 e 2020 e contribui com a diretoria da Atlética desde 2019, atuando como diretora de Eventos e, atualmente, como vice-presidente. No momento, está no 10º semestre do curso de Medicina da UFPA. Já o estudante Lucas Fontes, atual secretário-geral da AAAMUFPA, além de ser o representante de time do time de basquete e capitão do time de basquete masculino, está na diretoria da Atlética desde agosto de 2019, tendo atuado como diretor de Esportes (basquete), diretor-geral de Esportes e secretário-geral. Atualmente, cursa o 7° semestre do curso de Medicina

Suor, sangue e lágrimas - Para ele, muitos fatores contribuíram para a construção do título de campeão geral do VIII Intermed Norte, mas considera o principal deles o empenho e o compromisso do corpo de atletas. “Visando à vitória e nunca desviando do objetivo, nossos atletas, com suor, sangue e lágrimas, construíram um caminho de preparação que se vê muito antes desse evento, já mostrando frutos em outras competições, como os títulos de campeões gerais no II Intermed Pará (2016) e no IV Intermed Pará (2021), do qual também fomos a atlética organizadora. Além disso, o corpo de organização da Atlética, a saber, a Diretoria Executiva e o Corpo de Representantes de Time, também contribuíram para a organização dessa preparação, tendo também crédito nesse título tão merecido. Ademais, contamos com o apoio de médicos formados pela UFPA, o qual se demonstra de extrema importância para os times conseguirem arcar com a rotina de treinos, ajudando nos custos de treinadores, quadras e materiais esportivos”, conta.

Evento atléticas 2O Intermed Norte teve quatro dias de competições esportivas e realizações festivas, e uma noite destinada à disputa das baterias. Sobre a premiação, além do reconhecimento alcançado no título de campeã geral, a Atlética recebeu R$ 1.000,00 ( um mil reais) como prêmio pelo título. Na disputa das baterias, pela colocação alcançada - 2° lugar - ganhou a premiação em dinheiro de R$ 500 (quinhentos reais).

Apoio - Para participar da competição, a Associação Atlética Acadêmica de Medicina da UFPA recebeu o apoio da direção da faculdade, nas pessoas dos professores Silvestre Neto e Silvia Bahia, e da pró-reitoria de Extensão (Proex/UFPA), com o auxílio do pró-reitor Nelson Souza Júnior e do secretário executivo Dário Borges Soares, que disponibilizou um ônibus para o transporte da equipe até o Tocantins.

Texto: Jéssica Souza - Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA
Fotos: Divulgação

registrado em:
Fim do conteúdo da página