Página inicial > Ultimas Notícias > Núcleo de Estudos em Literatura e Filosofia promove mesa-redonda “Sobre histórias da tradução”

• Publicado: Sexta, 06 de Maio de 2022, 17h02

Evento tradução

“Sobre histórias da tradução”. Esse é o tema da mesa-redonda que pretende gerar reflexões importantes acerca dos estudos tradutórios, assim como expor os trabalhos de professores e pesquisadores renomados na área dos estudos da tradução. O evento é organizado pelo Núcleo de Estudos em Literatura e Filosofia (Nelif) e vai ocorrer no dia 9 de maio, das 14h às 15h30, no auditório do Programa de Pós-Graduação de Letras da UFPA (PPGL), localizado no Campus Guamá, atrás da Biblioteca Central da Instituição.

A iniciativa conta com a participação de dois convidados que pesquisam sobre a área dos estudos da tradução. O primeiro é o professor Walter Carlos Costa, pesquisador do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e docente no Programa de Pós-Graduação em Estudos da Tradução na Universidade Federal do Ceará (UFC) e na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O segundo é Gilles Jean Abes, também professor da UFSC no Programa de Pós-Graduação em Estudos da Tradução.

De acordo com Cláudia Grijó Vilarouca, coordenadora do Nelif, este tipo de evento contribui para o diálogo e a reflexão acerca da tradução, uma vez que esta é uma atividade fundamental no mundo contemporâneo e que se desenvolve por conexões entre saberes, artes, experiências e modos de vida de outras culturas. “Este evento é fruto de uma parceria interinstitucional, necessária para o intercâmbio de ideias e construção de trabalhos que beneficiam estudantes, pesquisadores das instituições participantes e o público fora da academia que mantém contato com a produção de pesquisas na área”, explica a coordenadora.

O evento é destinado a estudantes da graduação e da pós-graduação, bem como a professores e a pessoas da comunidade externa que tenham interesse pelos estudos teóricos da tradução. Não será preciso inscrição prévia para a participação, ou seja, basta comparecer ao auditório do PPGL no dia 9 de maio, das 14h às 15h30.

Mais informações podem ser acompanhadas pelo Instagram do PPGL.

Mesa-Redonda “Sobre histórias da tradução”

Data: 9 de maio de 2022

Horário: 14h às 15h30

Local: Auditório do PPGL.

Texto: Leandra Souza - Assessoria Institucional de Comunicação da UFPA
Arte: Reprodução Pixabay