Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > Labvir e Faculdade de Enfermagem vão realizar ação para a identificação de doenças sexualmente transmissíveis
Início do conteúdo da página

Labvir e Faculdade de Enfermagem vão realizar ação para a identificação de doenças sexualmente transmissíveis

  • Publicado: Sexta, 13 de Maio de 2022, 17h58

Exames Labvir

O Laboratório de Virologia (Labvir) e o GEP IST na Amazônia, da Faculdade de Enfermagem da UFPA (Faenf), vão oferecer exames para pessoas da comunidade LGBTQIAP+. A iniciativa faz parte do projeto de pesquisa intitulado “Prevalência e incidência de infecções sexualmente transmissíveis em mulheres profissionais do sexo (MPS), homens que fazem sexo com homens (HSH) e mulheres transgênero (MT) dos estados do Pará e Roraima, Região Norte do Brasil”. A ação ocorrerá no dia 17 de maio (terça-feira), das 8h às 19h, no Complexo de Eventos do Vadião, no Setor Básico do Campus do Guamá.   

Entre os serviços que serão ofertados, está a verificação da presença de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) por meio de exames, como testes rápidos e coleta de sangue para pesquisa do Vírus T-linfotrópico Humano (HTLV). O público contará, ainda, com aferição de pressão arterial, aplicação de vacinas destinadas a adultos (sarampo, gripe, covid-19 e hepatite B), avaliação odontológica e aplicação de um questionário para coleta de informações demográficas (endereço, idade etc.) e comportamento sexual.

A oferta de serviços será feita por meio da ordem de chegada, ou seja, não será necessário realizar uma inscrição para garantir  um atendimento no local. A estimativa é que o projeto consiga atender a um público-alvo de 500 pessoas em média. A atividade recebe o apoio de diversas instituições, como a Secretaria de Estado da Saúde do Pará (Sespa), a Secretaria Municipal de Belém (Sesma), o Instituto Evandro Chagas e a ONG Olivia (Organização da Livre Identidade e Orientação Sexual do Pará).

“Os participantes que obtiverem resultados positivos para HIV ou hepatite B e C serão encaminhados para a Casa Dia ou Ueredipe. Já aqueles que testarem positivo para sífilis serão encaminhados para a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima. E os que forem positivos para HTLV serão encaminhados para o serviço recém-inaugurado na UBS do Jurunas, que conta com acompanhamento multiprofissional”, explica o professor Luiz Fernando Machado, coordenador do projeto da UFPA.

O principal objetivo do projeto é montar um grupo de pessoas que possam ser acompanhadas por um período de 18 meses, repetindo os testes de seis em seis meses ou de nove em nove meses. “O nosso intuito é verificar a existência de IST no primeiro momento e depois verificar quantas pessoas foram infectadas nos 18 meses de assistência. A iniciativa de realizar este projeto no dia 17 de junho foi idealizada pela equipe da ONG Olivia, que está nos apoiando e atua ativamente na busca pela melhoria da qualidade de vida e na promoção da saúde da população LGBTQIAP+”, completa o professor.

Atendimento - Durante a execução dos procedimentos, os participantes deverão responder a um formulário que será mantido em total sigilo. Esse documento vai contribuir com as pesquisas produzidas pelo projeto. A entrega dos resultados dos exames também será feita com total discrição pela equipe de enfermagem que estará no espaço ou por uma psicóloga. 

Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) -  As Infecções Sexualmente Transmissíveis são causadas por vírus, bactérias ou outros microrganismos, por meio do contato sexual (oral, vaginal, anal), sem o uso de preservativos como camisinha masculina e feminina, com uma pessoa que esteja infectada. A transmissão também pode ocorrer de mãe para filho, durante o período da gestação, do parto ou da amamentação. Em casos menos comuns, as IST podem ser transmitidas de forma não sexual, ou seja, pelo contato com mucosas ou regiões do corpo que contenham secreções corporais infectadas. 

De acordo com o Ministério da Saúde, existem diversos tipos de infecções sexualmente transmissíveis, porém as mais conhecidas são: herpes genital, cancro mole (cancroide), doença inflamatória pélvica (DIP), donovanose, gonorreia e infecção por clamídia, linfogranuloma venéreo (LGV), sífilis, HTLV, tricomoníase, HPV e HIV. No site do Ministério da Saúde, existe uma área especializada para a divulgação de assuntos sobre o HIV.     

Texto: Leandra Souza - Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA
Foto: Arquivo Ascom UFPA

registrado em:
Fim do conteúdo da página