Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > Gestão do Instituto de Ciências Sociais e Aplicadas é reconduzida
Início do conteúdo da página

Gestão do Instituto de Ciências Sociais e Aplicadas é reconduzida

  • Publicado: Segunda, 16 de Maio de 2022, 15h01

13.05.2022 Posse ICSA Foto Alexandre de Moraes 265

Em solenidade de posse realizada na última sexta-feira, 13 de maio, o reitor da UFPA, Emmanuel Zagury Tourinho, reconduziu os professores Armando Lírio e Paulo Moreira Pinto aos cargos de diretor-geral e diretor-adjunto, respectivamente, do Instituto de Ciências Sociais e Aplicadas da Universidade Federal do Pará (ICSA/UFPA). Os dirigentes foram reeleitos pela comunidade do instituto para o quadriênio 2022-2026.

A cerimônia de assinatura do Termo de Posse contou também com a presença do vice-reitor Gilmar Pereira da Silva e reuniu pró-reitores, outros representantes da Administração Superior, das Unidades Acadêmicas, discentes, docentes e servidores técnico-administrativos da UFPA, no auditório do Instituto de Ciências da Educação (ICED), no Campus Guamá, em Belém. Também participaram da solenidade parlamentares paraenses e representantes dos Conselhos Regionais de Administração e Contabilidade.

13.05.2022 Posse ICSA Foto Alexandre de Moraes 187Em discurso emocionado, o diretor-geral reconduzido falou sobre o contexto sociopolítico-econômico no Brasil, destacando o papel das Ciências Sociais Aplicadas em um projeto de reconstrução nacional mais democrático, popular e inclusivo. “A Gestão ICSA – Novos desafios, nesse microcosmos social, se constitui com base nesses princípios, por isso, ao longo dos últimos quatro anos, buscamos abrir diálogos, ouvir as pessoas, propor uma agenda de gestão inovadora com respeito à diversidade e à trajetória das áreas de conhecimento existentes no instituto, com a visão de desenvolvimento de nossas subunidades acadêmicas e administrativas, com o objetivo de reduzir ou mesmo conduzir para o fim de nossas assimetrias internas”, avaliou Armando Lírio, agradecendo a parceria da Administração Superior. 

13.05.2022 Posse ICSA Foto Alexandre de Moraes 62O diretor-adjunto falou das conquistas alcançadas e dos desafios para os próximos quatro anos. “Antes de chegarmos aqui para a cerimônia, estávamos inaugurando o fraldário do ICSA, mas já há uma nova demanda, que é a de uma creche. Esse é o mote. Se nós já avançamos muito no ICSA, com certeza temos muito ainda a avançar e essa será nossa busca. Não vai ser apenas uma continuidade. Temos compromissos”, disse Paulo Moreira Pinto. 

13.05.2022 Posse ICSA Foto Alexandre de Moraes 184O ICSA abriga atualmente cinco programas de pós-graduação: em Economia (mestrado e doutorado); em Serviço Social (mestrado e doutorado), em Ciência da Informação (mestrado), em Economia Aplicada (mestrado profissional) e em Administração (mestrado), além do Doutorado Interinstitucional em Controladoria e Contabilidade, uma Parceria da UFPA com a Universidade de São Paulo, Campus de Ribeirão Preto. Reúne também as Faculdades de Administração, Arquivologia, Biblioteconomia, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Serviço Social e Turismo. Ao todo, são mais de 160 projetos de pesquisa, extensão e ensino ativos no instituto

“Cada cerimônia de posse de dirigentes é um momento de alegria porque é um momento em que a Universidade demonstra que sua ação tem sido feita de forma democrática e acolhedora”, saudou o vice-reitor da UFPA, Gilmar Pereira da Silva, desejando sucesso aos gestores recém-reconduzidos

13.05.2022 Posse ICSA Foto Alexandre de Moraes 255“Ao longo dos últimos seis anos, a UFPA abriu mais de trinta cursos, duplicou a sua produção científica e estabeleceu parcerias inéditas com movimentos sociais e com ambientes de governança. Estamos empenhados em fazer a diferença neste estado. O Instituto de Ciências Sociais Aplicadas é um exemplo dessas transformações, seja com cursos novos, seja com a ampliação da sua estrutura física, cujas obras serão entregues em breve. Há um esforço contínuo para melhorar o nosso desempenho acadêmico e científico e sabemos que podemos contar com o ICSA”, destacou o reitor Emmanuel Tourinho, agradecendo o empenho e esforço dos gestores reconduzidos. O reitor finalizou o discurso com um balanço dos desafios enfrentados pelas universidades nos últimos anos e destacou o papel social da instituição na defesa da democracia e das conquistas políticas, sociais e educacionais no país. 

Texto: Edmê Gomes - Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA
Fotos: Alexandre de Morais - Ascom UFPA

registrado em:
Fim do conteúdo da página