Página inicial > Ultimas Notícias > Estudante da UFPA é premiada em Concurso Cultural promovido pela Embaixada da Irlanda

• Publicado: Sexta, 20 de Maio de 2022, 15h35

Obra Ulysses 100

A arte é capaz de proporcionar novos conhecimentos e percepções sobre o espaço e a sociedade em que vivemos, ao mesmo tempo, permite a seus criadores e observadores o entendimento de suas próprias histórias e vivências a partir dela. Esses aspectos foram apoiados pelo Concurso Cultural "Ulysses 100 pelos olhos brasileiros", que possibilitou a produção de projetos artísticos, com base no livro Ulysses, de James Joyce. Realizada pela Embaixada da Irlanda em parceria com a UFPA e mais 17 universidades brasileiras, a iniciativa escolheu como representante da UFPA a aluna da Faculdade de Artes Visuais do Instituto de Ciências da Arte (FAV/ICA) Andreza dos Santos.

Os participantes do concurso deveriam criar um projeto de arte que pudesse ser produzido em mural, com base na inspiração de um dos episódios do romance Ulysse'. Ao representante da UFPA, caberia interpretar visualmente o oitavo episódio da obra, denominado "Lestrigões''. Para a escolha, uma comissão julgadora foi formada para indicar os três projetos finalistas que passariam para a etapa final. A equipe foi composta pelos professores John Fletcher, da FAV; Otávio Guimarães Tavares, da Faculdade de Letras Estrangeiras Modernas (Falem); e um representante  da Embaixada da Irlanda.

“As propostas dos trabalhos apresentaram diferentes linguagens narrativas, trazendo, por exemplo, elementos das histórias em quadrinhos como uma alternativa de dar conta de um capítulo que é extremamente fragmentário. Por isso, quando nós recebemos essas propostas para a análise, nós ficamos realmente muito felizes e satisfeitos em observar essa atenção minuciosa a toda uma rede de fragmentações que a história do personagem proporciona, seja pela situação do horário de almoço descrito na obra, seja pelo fluxo de consciência, seja pelas inúmeras situações que ocorrem ao longo do capítulo”, declara o professor John Fletcher.

Um fator que possibilitou aos finalistas um entendimento mais aprofundado sobre a obra que deveria ser representada foi o curso preparatório ministrado pelos professores John Fletcher e Otávio Guimarães Tavares. Segundo o professor Otávio Guimarães Tavares, as aulas auxiliaram na contextualização dos fatos descritos no livro de James Joyce, com atenção aos detalhes, às referências, às nuances, às sutilezas e aos movimentos que atravessavam cada uma das páginas de Ulysses.

“Para que um projeto de pintura mural pudesse ser feito com responsabilidade e conhecimento, era preciso que os alunos soubessem mais sobre o mundo de Joyce. Aquele mundo do Bloom, Stephen e Molly, o que os cercava e atravessava. A minha função naquele curso preparatório foi abrir a porta para um mundo de multiplicidades confusas e deixar com que eles se perdessem ali dentro. Foi dar o máximo de material possível para que eles pudessem criar e dar alimento para a sua fome”, explica o professor Otávio.

Ulysses 100 pelos olhos brasileiros - A proposta vencedora foi produzida por Andreza dos Santos e recebeu o investimento de dois mil reais para a sua reprodução em um grande mural, que será financiado pela Embaixada da Irlanda. Segundo a estudante, o curso preparatório e mais o auxílio dos professores da UFPA possibilitaram ampliar os seus conhecimentos sobre a obra e transcendê-los para a elaboração do seu projeto. “Conhecer toda a história do livro foi muito gratificante, algo que proporcionou um impacto em mim, o qual eu não imaginava. E, diante disso, eu acabei me envolvendo com a leitura da obra, principalmente com o oitavo capítulo”, afirma Andreza.

O processo de idealização e produção para a artista foi desafiador, com algumas barreiras e frustrações até a concretização da proposta apresentada. No entanto tudo isso foi superado ao ter o seu projeto escolhido como o grande premiado. “Eu fiquei muito feliz e, ao mesmo tempo, extremamente paralisada, porque eu não sabia, de fato, o que estava acontecendo. Foi a primeira vez que uma criação minha foi premiada”, finaliza a vencedora.

A execução do projeto inicia na próxima segunda-feira, dia 23 de maio, no muro do prédio da Reitoria. Para a reprodução, a estudante convoca artistas que queiram participar da produção do mural, voluntariamente. As inscrições podem ser feitas por meio deste formulário.

Texto: Leandra Souza - Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA
Arte: Andreza dos Santos