Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > UFPA realiza reunião presencial do Fórum de Coordenadores de Pós-Graduação
Início do conteúdo da página

UFPA realiza reunião presencial do Fórum de Coordenadores de Pós-Graduação

  • Publicado: Quinta, 26 de Maio de 2022, 16h59

Forum Coordenadores Portal

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp) da Universidade Federal do Pará (UFPA) realizou, no último dia 17 de maio, o primeiro Fórum de Coordenadores de Pós-Graduação presencial, após dois anos de pandemia. Os dirigentes reuniram-se no auditório do prédio das pós-graduações do Instituto de Tecnologia (PGITEC), no Setor Profissional do Campus Guamá. O evento foi uma oportunidade para discutir indicadores, comemorar conquistas e propor soluções para o financiamento da pós-graduação na UFPA mediante os cortes orçamentários dos últimos anos.

A reunião foi conduzida pela pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, professora Iracilda Sampaio, e teve a participação do reitor Emmanuel Zagury Tourinho e do vice-reitor Gilmar Pereira da Silva, além dos diretores da Propesp: Luiza Meller (Diretoria de Programas Estratégicos); Germana Sales (Diretoria de Pesquisa); Gustavo Melo (Diretoria de Capacitação) e Marcelo Vallinoto (Diretoria de Pós-Graduação).

17.05.2022 Forum de Coordenadores de Pos Graduacao Foto Alexandre de Moraes 5A pró-reitora deu as boas-vindas aos dirigentes e apresentou os indicadores da Propesp relativos ao ano de 2021, os quais registram um total de 102 programas de pós-graduação stricto sensu, que oferecem 47 cursos de Doutorado Acadêmico e um, de Doutorado Profissional; 65 cursos de Mestrado Acadêmico e 31 cursos de Mestrado Profissional, bem como 26 Programas de Residência Médica e 30 cursos de especialização lato sensu. Ainda segundo os dados, a UFPA possui matriculados(as) 5.226 estudantes de mestrado e 2.877, de doutorado, tendo titulado, em 2021, 1.152 mestres(as) e 358 doutores(as).

Avanços - O vice-reitor Gilmar Silva observou o quanto a pós-graduação da UFPA avançou nos últimos 20 anos, à medida que a Universidade se consolidou como uma das principais referências científicas da região amazônica. Como resultado desse avanço, citou o processo de interiorização da pesquisa e da produção acadêmica com a criação de cursos de mestrado e de doutorado nos campi, além de Belém, definido como a terceira fase da Política Multicampi da UFPA, que está atualmente sob sua coordenação.

A expectativa do gestor é que os municípios do Pará possam fazer uso dos conhecimentos científico e tecnológico produzidos na pós-graduação da UFPA, aplicando-o no desenvolvimento socioeconômico e cultural do estado. “Assim poderemos testemunhar o crescimento da Amazônia, que está sempre inventando e reinventando saberes para superar dificuldades”, afirmou o professor Gilmar Silva.

O reitor Emmanuel Tourinho destacou a importância do Fórum de Pós-Graduação para construir e aperfeiçoar as políticas de pesquisa e pós-graduação da Universidade, com a participação ativa dos(as) coordenadores(as) dos programas. O reitor ressaltou o avanço nos principais indicadores de produção científica, impacto internacional e titulação, resultado do empenho dos programas de pós-graduação da UFPA, que atualmente formam um dos sistemas mais abrangentes do país. Os resultados, segundo o reitor, seriam ainda mais expressivos se contássemos com políticas públicas e financiamentos compatíveis com o potencial instalado na Universidade.

17.05.2022 Forum de Coordenadores de Pos Graduacao Foto Alexandre de Moraes 54O reitor referiu-se aos cortes orçamentários que vêm ocorrendo desde 2016 e que atingiram as universidades federais em todo o Brasil, reduzindo drasticamente os recursos de custeio e de investimentos, tanto nos orçamentos próprios das instituições quanto nas suas captações nas agências de fomento, o que impacta diretamente a oferta de bolsas e a infraestrutura dos laboratórios de pesquisa. “Por isso também agradeço muito o empenho coletivo que nos tem perimitido avançar nesse cenário”.

Segundo Emmanuel Tourinho, o crescimento da UFPA é atestado em avaliações nacionais e em rankings internacionais, nos quais a UFPA se destaca e alcança excelentes posições, principalmente no que se refere à produção científica. “Esse reconhecimento também gera novas oportunidades de cooperação e atrai investimentos”.

“Estamos entre as 400 instituições do mundo que mais contribuem com o desenvolvimento sustentável, considerando os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). Além disso, em um universo de cerca de 500 instituições que ofertam pós-graduação stricto sensu no Brasil, estamos entre as 10 com maior número de programas. Mesmo assim, recebemos menos recursos de fomento e bolsas do que instituições de outras regiões, o que revela a assimetria nos investimentos e a desigualdade regional no país. Temos procurado, em vários espaços, dar visibilidade a esse problema e buscamos uma distribuição equitativa dos recursos disponíveis”, ressaltou.

Outro dado importante mencionado pelo gestor foi o crescimento de 80%, entre 2016 e 2021, no número de publicações originadas na UFPA e indexadas na plataforma mundial da Web of Science, o que foi acompanhado de um crescimento de 136% nas citações na mesma base de dados. Contribuem para esse resultado o Programa de Apoio à Publicação Qualificada (PAQP) e outras iniciativas de apoio aos programas gerenciadas pela Propesp, como o Programa de Apoio à Manutenção de Equipamento de Pesquisa (Pamep), iniciado em 2020.

Os coordenadores participantes do fórum tiveram oportunidade de dialogar com o reitor, o vice-reitor e os gestores da Administração Superior da UFPA e sugeriram, entre outras iniciativas, a ampliação da oferta de bolsas e o apoio a discentes de pós-graduação em vulnerabilidade socioeconômica. Em seguida, assistiram às apresentações de cada um dos diretores da Propesp e suas áreas de gestão.

Estratégias - A diretora de Programas Estratégicos, Luiza Meller, falou sobre o programa de acompanhamento de cursos, a avaliação quadrienal da Capes e o cadastramento para a análise das propostas de cursos novos no âmbito da pós-graduação da UFPA. O diretor de Capacitação, Gustavo Melo, tratou dos trâmites para a revalidação e o reconhecimento de diplomas de pós-graduação e pesquisa obtidos em instituições estrangeiras. O diretor de Pós-Graduação, Marcelo Vallinoto, deu sequência com a apresentação do calendário do programa de levantamento de dados Coleta Capes; dos editais de auxílio e ofertas de bolsas do Programa de Apoio à Participação de Discentes da Pós-Graduação em Eventos Científicos (Prodiscente) e do Programa de Apoio à Pós-Graduação (Proap); bem como o Programa de Cooperação Internacional com a Alemanha (ProBral). Ele finalizou sua exposição com a apresentação da plataforma StelaExpertPG, que possibilita a análise de dados, por quadriênio, e o levantamento do perfil de PPGs. A Propesp está programando capacitações para os coordenadores de pós-graduação da UFPA, de modo a prepará-los(as) para o uso da ferramenta.

A diretora de Pesquisa, Germana Sales, encerrou a programação com a apresentação dos editais dos Programas Pibic, Pibic Verão, PAPQ, Piapa internacional e Piapa nacional, PAEV, PACI e Prodoutor, além dos agenciados pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep). Mencionou a programação de oferta dos prêmios institucionais Horacio Schneider e Benedito Nunes, confirmados para este ano, bem como sobre a organização anual do Seminário de Iniciação Científica, agendado para novembro deste ano. Todos os editais estão disponíveis no site da Propesp. A professora chamou ainda atenção para a necessidade de atualização dos grupos de pesquisa cadastrados na UFPA por parte de seus fundadores, sendo atualmente um total de 503 grupos cadastrados, mas havendo ainda um total de 192 grupos cadastrados e não atualizados, além de 121 em processo de cadastramento, mas não finalizados.

Além disso, a professora Germana também informou sobre o cadastramento de revistas científicas no Portal de Periódicos da UFPA, o qual será migrado para uma nova plataforma após a avaliação quadrienal dos Programas de Pós-Graduação pela Capes.

No final da reunião, foram indicados e aprovados os nomes de seis pesquisadores para composição do Comitê de Pesquisa da UFPA, contemplando as três grandes áreas do conhecimento (Humanidades, Ciências Exatas e Ciências da Vida), para representar os PPGs e auxiliar a gestão na tomada de decisões relativas às ações da Propesp. Os membros do comitê serão: Ciências da Vida - Cristiane do Socorro Ferraz Maia (Farmácia - Titular) e Luis Adriano Nascimento (Biotecnologia - Suplente); Ciências Exatas e da Terra - Angela Klautau (Física - Titular) e Luiza Meller (Engenharia de Alimentos - Suplente); Ciências Humanas - Tomas Massao Fairchild (Letras - Titular) e Joana Valente (Serviço Social - Suplente).

Para mais informações, acesse o site da Propesp.

Texto: Jéssica Souza - Ascom UFPA

Fotos: Alexandre de Moraes - Ascom UFPA

registrado em:
Fim do conteúdo da página